Cerca de 380 mil empresas demitiram funcionários na primeira quinzena de julho, aponta IBGE
Cerca de 380 mil empresas demitiram funcionários na primeira quinzena de julho, aponta IBGE
Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (18/8), mostrou que cerca de 380 mil empresas demitiram pessoal na primeira quinzena de julho. Considerando 2,8 milhões de negócios em funcionamento, o percentual foi de 13,5% das empresas.
A pesquisa Pulso Empresa mede os impactos da crise causada pela pandemia de Covid-19 sobre empresas não financeiras a cada 15 dias. Os dados mostraram ainda que, a maior parte desses negócios (70,8%), diminuíram em até 25% o seu quadro de funcionários.
Conforme destacou o IBGE, predominaram os cortes de até 1/4 da força de trabalho, independentemente do porte da empresa, atividade ou região.
Outra questão avaliada pela pesquisa foi a dificuldade em realizar pagamentos de rotina. Cerca de 47,4% dos negócios em funcionamento enfrentaram esse problema nos primeiros 15 dias de julho. Para 46,3%, não houve alteração significativa nessa parte.
No total, 80,7% das empresas, ou seja, 2,2 milhões de negócios, conseguiram mantes o número de funcionários entre a segunda quinzena de junho e a primeira de julho. Ainda, 5,3% conseguiram aumentar o número de funcionários.
LEIA MAIS: Efeitos negativos da Covid-19 impactaram 44% das empresas em julho, diz IBGE
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.