Geral

Justiça determina que redes sociais retirem publicações sobre menina que engravidou após estupro

Justiça determina que redes sociais retirem publicações sobre menina que engravidou após estupro

Por Da Redação

Justiça determina que redes sociais retirem publicações sobre menina que engravidou após estuprodivulgação/TJ-ES

A Justiça do Espírito Santo determinou que redes sociais, como Twitter, Facebook e Youtube, retirem do ar, em até 24 horas, publicações que contenham informações sobre a menina de 10 anos que engravidou do próprio tio após ser estuprada.


A ação civil pública foi protocolada pela Defensoria Pública do Espírito Santo, que indicou as publicações poderiam colocar a criança e a família dela em risco. As empresas que descumprirem a determinação podem pagar multa de até 50 mil, por dia.


Em sua justificativa, o juíz Samuel Miranda Gonçalves Soares ressaltou "que não se pretende obstar o direito à liberdade de expressão (...) entretanto, consoante se extrai dos autos os dados divulgados são oriundos de procedimento amparado por segredo de justiça”.


Nos últimos dias, o caso da garota capixada, que era abusada pelo próprio tio desde os seis anos de idade, tomou grande repercussão nas redes sociais. Neste último domingo (16/8), fundamentalistas religiosos se reuniram em frente à instituição de saúde para onde ela foi levada, em Recife, para realizar o aborto, garantido por lei, em casos de estupro. No ato, o grupo se colocou contra a realização da interrupção da gravidez. 


O nome e a localização da criança foram divulgados pela ativista de extrema-direita, Sara Fernanda Giromini, conhecida como Winter. A divulgação dos dados da vítima violaram o artigo 17 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que assegura a preservação da identidade da criança. A Justiça já determinou também que as publicações da ativista sejam apagadas das redes.


LEIA MAIS: Menina de 10 anos que engravidou do tio realiza aborto e passa bem, diz coordenadora de enfermagem





Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.