Cresce em 80% número de ocorrências envolvendo pipas na rede elétrica; saiba como evitar
Cresce em 80% número de ocorrências envolvendo pipas na rede elétrica; saiba como evitar
A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) emitiu uma nota nesta sexta-feira (14/8) alertando a população que brincadeiras com pipas realizadas nas proximidades de redes elétricas podem danificar os fios, provocar curtos-circuitos e assim causar risco a segurança das pessoas.
Segundo a empresa, nos meses de janeiro a julho deste ano foi necessário o restabelecimento de energia de 426 vezes, decorrentes da brincadeira. O volume representa um aumento de quase 40% nas interrupções provocadas por pipas, em relação ao mesmo período do ano passado, quando houve 309 ocorrências. Em comparação com o mês de julho do ano passado o aumento foi de 80%, com 141 casos em 2020 e 80 em 2019.
Por conta desse aumento, a Coelba reforçou as orientações para evitar ocorrências e prevenir acidentes como por exemplo a possibilidade de danificar equipamentos, como os transformadores, provocando curtos-circuitos e acionando os sistemas que interrompem o fornecimento por segurança. O perigo pode aumentar ainda de acordo com materiais usados na confecção de pipas e rabiolas, que podem ser metálicos e condutores de eletricidade.
"A principal orientação é de soltar pipas longe da rede elétrica, como em lugares abertos, praias e parques. Assim, são evitadas situações que podem levar a interrupções no fornecimento de energia e prejudicar diversas pessoas, além de representar risco de acidentes para as pessoas", afirma o gerente de Saúde e Segurança da Coelba, Hugo Vidal.
Caso o o brinquedo fique preso em fios é necessário que a população entre em contato com a concessionária de energia por meio dos canais de emergência; WhatsApp 71 3370-6350; SMS 28116 ou Relacionamento com clientes pelo número 116.
LEIA MAIS: Filho "04" de Bolsonaro está com Covid-19 e apresenta sintomas leves, diz colunista
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.