25 bares e restaurantes de Salvador já estão autorizados a usar espaço público para retomar atividades
25 bares e restaurantes de Salvador já estão autorizados a usar espaço público para retomar atividades
Após meses de suspensão do funcionamento por conta da pandemia de Covid-19, proprietários de bares e restaurantes de Salvador começam a se planejar para a reabertura, na fase dois de retomada das atividades comerciais, que deve acontece no início da semana que vem.
Segundo a prefeitura, desde o dia 24 de julho, os donos desses estabelecimentos começaram a solicitar autorização especial junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) para atender os clientes do lado de fora dos empreendimentos. Até o momento, 62 espaços deram entrada no pedido, e 25 processos já foram autorizados. Ainda conforme a gestão municipal, oito estão em análise e 29 foram indeferidos por não se enquadrarme no projeto ou por estarem com a documentação incompleta.
Para o funcionamento, esses estabelecimentos poderão ocupar calçadas com mesas e cadeiras. O titular da Sedur, Sérgio Guanabara, explicou que a medida não tem prazo de validade. " Os estabelecimentos poderão usar espaços como faixa de uma via que serve de estacionamento ou parte de uma calçada, desde que o passeio tenha largura de pelo menos 1,50 metro”, exemplificou.
SOLICITAÇÃO
Para solicitar a utilização ordenada do espaço público, os donos de bares e restaurantes devem acessar o site da prefeitura e preenche um formulário, com informações como o número do alvará, o CNPJ, o Cadastro Geral de Atividades (CGA), a razão social, o nome de fantasia e o endereço de funcionamento do negócio.
Além disso, devem ser anexados Conforme o que foi anunciado pelo prefeito ACM Neto nesta quarta (5/8), quando a fase dois da retomada das atividades comerciais tiver início, bares e restaurantes poderão reabrir para atendimento presencial de segunda à domingo, das 12h às 23h. No caso de lanchonetes, será das 7h às 16h. O máximo de pessoas permitidas será de seis por mesa, com uso obrigatório de máscara (liberado para o momento da refeição). Rodízios estarão proibidos.um layout (desenho) com a nova disposição das mesas e cadeiras, fotos da fachada, da área de estacionamento, do alvará e da inscrição municipal e estadual em formato pdf ou jpeg. O responsável pelo espaço também deve informar como vão funcionar as atividades e como ficarão dispostos os locais de atendimento em espaço público.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003