Receita Federal lança atendimento pelo Telegram para serviços relacionados ao CPF; saiba como vai funcionar
Receita Federal lança atendimento pelo Telegram para serviços relacionados ao CPF; saiba como vai funcionar
A Receita Federal inaugura nesta segunda-feira (3/7) o atendimento de serviços relacionados ao Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) por meio do aplicativo Telegram, com a promessa de promover mais comodidade e agilidade aos cidadãos. Esse novo canal de atendimento utiliza tecnologia conhecida como chatbot, que realiza o atendimento virtual e simula uma conversa com a pessoa.
Segundo a Receita, que tem histórico de usar a tecnologia para modernizar a relação com os cidadãos, a iniciativa busca evitar que as pessoas se desloquem para alguma unidade de atendimento presencial, preservando a saúde dos servidores e cidadãos, evitando a aglomeração e a propagação do novo coronavírus.
O chatbot traz maior garantia de assertividade, pois o cidadão finaliza a conversa mediante o cumprimento de todos os requisitos necessários para que a área responsável da Receita analise a solicitação.
Interessados em solicitar o serviço devem acessar o canal e interagir com a ferramenta, enviando as informações e documentos exigidos para que a Receita Federal faça a análise do pedido e conclua o atendimento.
Estão disponíveis no novo canal serviços como:
-Atualização/alteração de dados e Regularização de CPF;
-Segunda via de CPF;
-Informação do número do CPF;
-Consulta à situação cadastral; e
-Consulta ausência de DIRPF - Declaração do Imposto de Renda Pessoas Físicas (exercício omisso).
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