Facebook derruba contas ligadas a Bolsonaro; rede tinha mais de 800 mil seguidores
Facebook derruba contas ligadas a Bolsonaro; rede tinha mais de 800 mil seguidores
Uma série de contas, páginas, grupos e perfis em redes sociais foram derrubados nesta quarta-feira (8/7). As 35 contas no Facebook, além de 14 páginas e um grupo com 350 pessoas, somada a 38 contas no Instagram, foram bloqueados.
De acordo com o Tilt, do UOL, os perfis eram ligadas a funcionários de gabinete do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) e do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), além de envolvidos com o PSL, partido pelo qual o presidente se elegeu. No total, a rede possuía 883 mil seguidores no Facebook e 917 mil seguidores no Instagram.
LEIA MAIS: Policial civil armada invade hospital exigindo ver corpo de irmão morto por Covid-19
Foram identificados gastos de cerca de US$ 1,5 mil apenas com anúncios patrocinados. O Facebbok declarou que as páginas empregavam ações não permitidas, como o uso de contas falsas, envio de spam ou adoção de rôbos.
Ainda de acordo com a reportagem, as contas divulgavam conteúdo político, espalhavando memes e críticas a figuras da oposição, além de organizações de mídia e jornalistas. Mais recentemente, o grupo passou a distribuir textos, vídeos e fotos sobre a pandemia de coronavírus. O Facebook disse que a remoção se deu por serem contas falsas, mas não especificou se havia propagação de fake news.
Também foram derrubadas contas nos Estados Unidos, na Ucrânia e em outros países da América Latina, na maior "limpeza" promovida pela empresa.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.