Oito processos, outdoor com santa e fechamento de hospital: saúde da política de Catu nas mãos de médico
Oito processos, outdoor com santa e fechamento de hospital: saúde da política de Catu nas mãos de médico
A disputa pela Prefeitura de Catu neste ano inclui um nome já conhecido na região: Dr. André Marques (PSD). Ele é médico e trabalha há 30 anos na cidade, que fica na Região Metropolitana de Salvador. Além das três décadas conhecendo o município, ele também é o atual vice-prefeito. O currículo, porém, tem mais um lado: oito processos judiciais, incluindo fraude no plano de saúde, e polêmica envolvendo o fechamento do Hospital Municipal.
O pré-candidato à Prefeitura está ligado à política local desde 2000, quando foi secretário de Saúde e, desde então, é sempre apontado por fazer acordos de compra de votos, se utilizando da profissão de médico em benefício pessoal. Mas ele nega: “trabalho aqui há muito tempo e, sabe como é, médico no interior é comum ser próximo dos pacientes. A relação é diferente, mas não encaro como compra de voto, desconheço isso”.
Enquanto esteve no comando da pasta, o ex-titular teria sido reponsável, também, pelo não pagamento de salários dos funcionários públicos. “A situação estava ruim quando entramos e considero que saímos de lá com saldo positivo, pagando todas as dívidas”, revelou durante entrevista ao Aratu On. O administrador argumenta que ele teria entrado apenas sete meses antes de acabar o período da administração que o nomeou.
O VICE
Já como vice-prefeito de Catu, o médico também teve de lidar com outro problema, uma suposta fraude em um plano de saúde, processo público disponível na internet. Assim como as outras denúncias, ele se defende. “Foi uma armação, não sustentaram e voltaram atrás sobre isso. Inventaram que eu dei um atestado de doença vaginal para um homem, mas não passou de uma confusão no consultório”, argumentou.
O outro lado do currículo ainda traz outra situação envolvendo até o padroeiro da cidade. No início deste ano, Marques chegou a ser multado pela Justiça acusado de promover propaganda eleitoral antecipada, usando a imagem da Nossa Senhora de Sant'Ana. “Sou muito católico e quis colocar uma homenagem ao padroeiro da cidade junto com minha imagem. Assim que denunciaram nós retiramos e pagamos a multa”.
André tem apoio do senador e presidente do PSD na Bahia, Otto Alencar, com quem exibe imagens em suas redes sociais. “Achei que esse era o momento certo de concorrer à Prefeitura”, concluiu.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.