Geral

Taxa de desocupação sobe para 12,9% e menos de metade da população em idade ativa está trabalhando

Taxa de desocupação sobe para 12,9% e menos de metade da população em idade ativa está trabalhando

Por Da Redação

Taxa de desocupação sobe para 12,9% e menos de metade da população em idade ativa está trabalhandoFabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O desemprego atingiu 12,7 milhões de pessoas no Brasil, em decorrência do fechamento de 7,8 milhões de postos de trabalho por conta do novo coronavírus. Com isso, a taxa oficial de desocupação subiu para 12,9% no trimestre encerrado em maio, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua) divulgada nesta terça-feira (30/7), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


O documento revela uma alta de 1,2 ponto percentual em comparação com o trimestre encerrado em fevereiro (11,6%) e de 0,6 ponto percentual em relação ao mesmo trimestre de 2019 (12,3%). “Pela primeira vez na série histórica da pesquisa, o nível da ocupação ficou abaixo de 50%. Isso significa que menos da metade da população em idade de trabalhar está trabalhando. Isso nunca havia ocorrido na PNAD Contínua”, disse Adriana Beringuy, analista da pesquisa do Instituto.


Cerca de 368 mil pessoas a mais, em comparação ao trimestre anterior, estavam à procura de um emprego no trimestre encerrado em maio. Já a população ocupada ficou em 92,2 milhões de pessoas, uma queda de 2,5% em relação ao trimestre anterior (2,3 milhões pessoas a menos), apesar de ter permanecido estável em relação ao mesmo trimestre de 2019.


Entre os 10 grupamentos de atividades, na comparação com o último trimestre de 2019, a ocupação caiu em seis deles: indústria -2,6%, construção -6,5%, comércio e reparação de veículos -3,5%, alojamento e alimentação -5,4%, outros serviços -4,1% e serviços domésticos -5,9%. 


LEIA MAIS: Divulgado calendário de pagamento do auxílio emergencial da Prefeitura de Salvador; confira


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.