Óleo misterioso que poluiu praias da Bahia volta a aparecer em regiões do Nordeste
Óleo misterioso que poluiu praias da Bahia volta a aparecer em regiões do Nordeste
Fragmentos do óleo de origem desconhecida, que afetou praias da Bahia no final de 2019, voltaram a atingir praias de ao menos dois estados do Nordeste brasileiro nos últimos dias. Vestígios do petróleo foram encontrados em três áreas de duas cidades do litoral sul pernabumcano: Cupe (em Porto de Galinhas) e Muro Alto, em Ipojuca (PE); e Tamandaré, no município de mesmo nome.
Segundo a Agência Brasil, as autoridades públicas acreditam que a substância é parte das milhares de toneladas de material poluente que já foram encontradas na costa nordestina e em parte do litoral do Espírito Santo e do Rio de Janeiro.
Após o reaparecimento do material, servidores da secretaria, da Agência Estadual de Meio Ambiente, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), da Capitania dos Portos e das prefeituras estiveram nos locais atingidos. Amostras já foram recolhidas nas praias para avaliar se o material é semelhante ao encontrado no ano passado.
Segundo os técnicos da secretaria estadual, a substância estava em repouso no fundo do oceano e se soltou devido à ação das correntes marítimas, combinadas a fatores meteorológicos. O material poluente já começou a ser recolhido e será posteriormente enviado a aterros industriais licenciados para fazer o descarte adequado.
Conforme o Comando do 3º Distrito Naval da Marinha, fragmentos de óleo também foram recolhidos em ao menos dois pontos do litoral alagoano na semana passada. Amostras foram recolhidas e enviadas para análise no Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, mantido pela Marinha, em Arraial do Cabo (RJ), onde especialistas tentam identificar elementos que possam contribuir para identificar a origem do óleo que há quase um ano poluiu parte da costa brasileira.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003