Ovos deixados por tartaruga na praia da Barra são levados para projeto Tamar; "teremos 70 filhotinhos?
Ovos deixados por tartaruga na praia da Barra são levados para projeto Tamar; "teremos 70 filhotinhos?
Os 80 ovos colocados na praia da Barra na terça-feira (16/6, por uma tartaruga da espécie Oliva, foram resgatados por equipes do Grupo Especial de Proteção Ambiental (GEPA) da Guarda Civil Municipal (GCM), do projeto Tamar e da Limpurb nesta quinta-feira (18/6).
As imagens do momento no qual a tartaruga cava o ninho e enterra os ovos viralizaram nas redes sociais. A ausência de pessoas na areia pode ter atraído o animal. Segundo informações da Guarda Municipal de Salvador, os filhotes devem nascer em aproximadamente 45 ou 60 dias, a depender do calor.
LEIA MAIS: Tartaruga desova na Praia da Barra, atraída pela tranquilidade do local vazio; veja vídeo
O ninho precisou ser retirado, pois estava em área considerada de risco para o desenvolvimento dos filhotes, por conta da iluminação artificial que confunde as pequenas tartarugas no curto trajeto de volta ao mar. “Se tudo correr bem, 70 desses 80 ovos vão chocar e teremos 70 filhotinhos”, informou a bióloga do Tamar, Natália Berchieri.
Uma segunda tartaruga foi achada por banhistas encalhada na praia do Corsário, na manhã de quinta-feira (17/6). Equipes do projeto Tamar e do Salvamar estiveram no local e resgataram o animal até a sede da entidade, na Praia do Forte.
A tartaruga, que aparenta ter cinco anos, está em reabilitação e passa por exames. Ainda não há previsão de quando ela será devolvida ao mar. Em caso de ocorrências ambientais, é possível acionar o GEPA, através de contato com o telefone (71) 3202-5312.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.