Organização Mundial da Saúde volta a suspender testes com cloroquina no tratamento da Covid-19
Organização Mundial da Saúde volta a suspender testes com cloroquina no tratamento da Covid-19
A Organização Mundial da Saúde (OMS) voltou a suspender os testes com a hidroxicloroquina no tratamento contra a Covid-19. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (17/6), e a decisão afeta as mais de 400 unidades de saúde que fazem parte dos ensaios Solidariedade.
De acordo com a entidade, não há evidências científicas que a substância reduz a mortalidade em pacientes internados com o novo coronavírus. "Hoje, há cinco minutos, nós finalizamos uma ligação com todos os pesquisadores no ensaio. Com base nas evidências disponíveis, a decisão tomada foi de parar a randomização com o ensaio da hidroxicloroquina", revelou a médica Ana Maria Henao Restrepo, que faz parte do programa de emergências em saúde da OMS.
Esta é a segunda vez que a entidade suspende os testes com o medicamento. No dia 25 de maio, a OMS anunciou que iria parar com as análises clínicas, mas voltou atrás, e anunciou, no dia 3 de junho, que iria retomar os estudos.
Esta semana, os Estados Unidos também suspenderam a autorização para uso do remédio no tratamento. O país informou que decidiu aguardar os testes científicos completos para reinseri-lo no protoloco sanitário. Os EUA chegaram a doar 2 milhões de doses da cloroquina ao Brasil.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.