Após onda de protestos nos EUA, Trump assina decreto que visa diminuir violência em abordagens policiais
Após onda de protestos nos EUA, Trump assina decreto que visa diminuir violência em abordagens policiais
O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, assinou um decreto, nesta terça-feira (16/6), ordenando uma reforma limitada das forças de segurança. A decisão vem após uma onda de protestos, motivadas pela morte de George Floyd, homem negro que foi asfixiado por um policial branco.
O decreto estimula novos padrões de operação para a polícia do país, como o abandono de estrangulamentos durante abordagens e a criação de um banco federal sobre acusações de abusos policiais.
LEIA MAIS: Policial filmado sufocando homem negro até a morte nos EUA é preso e responderá por homicídio
A ordem de Trump é para que os treinamentos policiais moderem no uso da força em abordagens, e usem o estrangulamento apenas caso a vida de alguém esteja em risco. O decreto também estimula a aproximação entre os agentes das comunidades e evitar novos casos de violência contra negros, imigrantes e outras minorias.
LEIA MAIS: Pesquisa aponta que polícia de Minneapolis imobilizou 428 por asfixia em oito anos; 280 eram negros
No entanto, muitos manifestantes não ficaram satisfeitos com a resposta do presidente aos protestos, já que o documento não fala sobre "obrigatoriedade", e visa apenas estimular um outro comportamento. Cada departamento continuaria tendo o direito de seguir ou não as sugestões. Nos Estados Unidos, a segurança funciona de forma local, com cerca de 17 mil departamentos policiais.
Em seu discurso, o presidente disse que se solidariza com familiares das vítimas de abusos e prometeu justiça; no entanto, também fez diversos elogios à polícia e criticou, novamente, a depredação e os saques que ocorreram durante os protestos.
LEIA MAIS: Trump critica movimento antifascista nos EUA em rede social; Bolsonaro reposta publicação
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.