Bolsonaro escolhe coronel para segundo cargo mais importante Ministério da Saúde; pasta completa 20 dias sem ministro
Bolsonaro escolhe coronel para segundo cargo mais importante Ministério da Saúde; pasta completa 20 dias sem ministro
O presidente Jair Bolsonaro nomeou nesta quinta-feira (4/6) o coronel Antônio Elcio Franco Filho como secretário executivo do Ministério da Saúde. A vaga era ocupada pelo general Eduardo Pazuello, que foi promovido a ministro interino após a saída de Nelson Teich, e é considerado o segundo cargo mais importante do ministério.
Desde a saída do médico, no último dia 25 de maio, já se somam 20 dias sem que a pasta seja comandada oficialmente por um ministro ou alguém da área técnica. Ná epóca, Teich também não chegou a completar um mês no cargo quando saiu do Ministério. Segundo a Agência Brasil, o coronel recém nomeado era adjunto da Secretaria Executiva da pasta há cerca de um mês.
LEIA MAIS: Lula chama Bolsonaro de "bobo da corte" e exalta comitê do Nordeste formado por quatro petistas
LEIA MAIS: "Bolsonaro está escalando o golpe", afirma ex-ministro e ex-governador do Ceará Ciro Gomes no QVP
A portaria de nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União. Franco estava na reserva desde março de 2019, quando começou a trabalhar na Casa Civil do governo de Roraima e chegou a ser secretário de Saúde do estado.
O coronel também atuou como subcomandante e chefe do Estado-Maior da Força de Pacificação no Complexo de Favelas da Maré, em 2014. Ele é mestre em operações militares e ciências militares, além de ter atuado nas operações de segurança e defesa dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.