Hemoba muda de endereço em Feira; "voluntários estão receosos em ambiente hospitalar"
Hemoba muda de endereço em Feira; "voluntários estão receosos em ambiente hospitalar"
A unidade de Coleta e Transfusão da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) em Feira de Santana, a 109 km de Salvador, não realizará novos atendimentos na unidade situada no Hospital Geral Clériston Andrade. A partir da terça-feira (2/6), o ponto de coleta da cidade será na Avenida Eduardo Fróes da Mota, SN, bairro 35º Bi, no prédio onde funcionava o Núcleo Regional de Saúde.
"Percebemos que os voluntários estão receosos em vir doar sangue em um ambiente hospitalar, neste momento de pandemia. Desta forma, a nova estrutura irá trazer mais tranquilidade e um melhor acolhimento para os nossos doadores. Teremos uma recepção ampla e climatizada, com mais cadeiras, banheiros exclusivos e estamos tomando as precauções contra o coronavírus", explica a assistente social da instituição, Márcia Almeida.
"Nosso estoque está crítico para a maioria dos tipos sanguíneos, por isso eu faço um apelo aos interessados em realizar doação de sangue e cadastro de medula óssea para que venham, usando máscara, e pratiquem este ato de solidariedade", detalha.
Interessados em fazer uma doação devem preencher o formulário disponível no site da Hemoba, enviar um email para horamarcada@hemoba.ba.gov.br ou agendar o serviço por meio do telefone (75) 3614-1556. O novo endereço tem capacidade para atender mil doadores por mês e vai funcionar de segunda a sexta, das 8h ás 12h e das 13h as 17h.
A Hemoba ressalta uma única doação pode salvar até quatro vidas devido ao fato que o sangue é separado em quatro tipos de componentes, específicos para a necessidade de cada paciente. Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, não ter tido contato com pessoas com suspeita ou diagnóstico confirmado para o novo coronavírus e fora do grupo de risco para a doença.
É necessário estar bem alimentado, evitando alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores à doação, e portar um documento oficial com foto em bom estado de conservação.
LEIA MAIS: Aos 91 anos, ex-juiz "Lalau" morre em São Paulo com suspeita da Covid-19
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.