Turma de medicina na Bahia consegue adiantar formatura por conta do coronavírus
Turma de medicina na Bahia consegue adiantar formatura por conta do coronavírus
A Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) formou, nesta semana, a primeira turma do curso de medicina. Vinte e nove estudantes concluíram o curso após a edição de um parecer pela Procuradoria-Geral Federal (PGF) garantindo a reserva de parte das vagas a moradores da região. Para garantir a segurança jurídica, a Advocacia Geral da União (AGU) atuou nos âmbitos judicial e consultivo.
A formatura dos primeiros médicos da UFOB foi antecipada por conta das ações de enfrentamento à Covid-19. A recém-graduada Deyse Câmara, nascida no município de Cotegipe, a 830 Km de Salvador, diz que realizou dois sonhos: o de ingressar no curso e retornar para perto da família, após uma temporada de estudos no estado de Goiás. Ela diz que pretende retribuir a chance dada e seguir o trabalho já desenvolvido nas unidades de saúde.
"O sentimento que prevalece, sem dúvidas, é o de gratidão. Por isso, pretendo trabalhar aqui, não apenas por ser filha da região e ter a oportunidade de conviver com todas as pessoas que eu amo, mas porque realmente precisamos de mais profissionais médicos, principalmente especialistas", ressalta a médica, que já planeja a residência em 2020.
Atuaram no caso a Procuradoria Federal junto à UFOB, a Procuradoria Regional Federal da 1ª Região (PRF1) e a Câmara de Interesses das IFES, unidades da Procuradoria-Geral Federal.
LEIA MAIS: Carlos Bolsonaro ataca Rui Costa com vídeo antigo após governador dizer que "não teme miliciano"
LEIA MAIS: Traficantes espancam homem em Salvador por postagem exaltando facção rival
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.