André Mendonça toma posse como Ministro da Justiça e elogia Bolsonaro em discurso: "profeta"
André Mendonça toma posse como Ministro da Justiça e elogia Bolsonaro em discurso: "profeta"
O novo ministro da Justiça, André Mendonça, tomou posse nesta quarta-feira (29/4). Durante a cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro também apresentou José Levi Mello do Amaral Júnior como novo Advogado-Geral da União, cargo ocupado por André antes de assumir o Ministério.
No discurso de posse, o ministro elogiou Bolsonaro. "Vossa excelência tem sido, há 30 anos, um profeta no combate à crimininalidade e hoje esse ministro da Justiça assume o compromisso de lutar pelos ideais de uma vida que o senhor tem combatido", disse.
O ex-advogado listou quatro compromissos: com o estado de direito e seus valores, o combate irrestrito a criminalidade, atuação integrada com governos estaduais e municipios e, por fim, atuação para todos os brasileiros.
Mendonça falou, ainda, sobre o grande números de crimes hediondos do Brasil e chegou a se emocionar ao final do discurso. "O povo se acostumou com o estado de insegurança e não sabe o que é viver em um estado de direito", relatou.
Bolsonaro aproveitou para alfinetar o minsitro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, que vetou sua indicação de Alexandre Ramagem para o cargo chefe da Polícia Federal. "O senhor Ramagem, que tomaria posse hoje, foi impedido por uma decisão monocrática de um ministro do Supremo Tribunal Federal [...] Gostaria de honrar o dia de hoje dando-lhe posse", disse o presidente.
Ele ironizou o fato de André Mendoça ter sido noticiado como "terrivelmente evangélico" e desejou um bom trabalho ao novo ministro.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.