Geral

Com mudanças no relatório, Senado vota PEC do Orçamento de Guerra nesta quarta

Com mudanças no relatório, Senado vota PEC do Orçamento de Guerra nesta quarta

Por Da Redação

Com mudanças no relatório, Senado vota PEC do Orçamento de Guerra nesta quartaSenador Antonio Anastasia l Arquivo/Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Senado vota nesta quarta-feira (15/4), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Orçamento de Guerra. A medida visa combater os impactos econômicos da pandemia do novo coronavírus no país.


A proposta original, do senador Antonio Anastasia (PSD-MG), sofreu alterações é este novo texto que será apreciado. Dentre as sugestões, está a de que o Banco Central (BC) priorize a compra de títulos de micro, pequenas e médias empresas.


No relatório, Anastasia também incluiu substitutivo à possibilidade de o BC comprar títulos privados após a vigência da calamidade pública, mas apenas nas situações em que essa compra for mais vantajosa do ponto de vista do interesse público.


Apesar de ser elogiado, o relatório de Anastasia não deve ter uma aprovação unânime. Isso porque, há um grupo de senadores que entende que o assunto não deveria ser votado por meio de uma PEC, com pouco tempo para discussão, já que geralmente essas propostas levam meses tramitando no Congresso Nacional.


Se aprovada, a PEC cria um instrumento para impedir que os gastos emergenciais gerados por causa do estado de calamidade pública sejam misturados ao Orçamento da União. 


A proposta flexibiliza travas fiscais e orçamentárias para dar mais agilidade à execução de despesas com pessoal, obras, serviços e compras do Poder Executivo. A medida deve durar até 31 de dezembro deste ano, mesmo prazo para o estado de calamidade pública causado pela pandemia. 


 


LEIA MAIS: Governo faz projeção para aumento do salário mínimo em 2021; confira o valor

 


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.