Obras do Museu Nacional só serão finalizadas em 2025; local foi destruído por incêndio em 2018
Obras do Museu Nacional só serão finalizadas em 2025; local foi destruído por incêndio em 2018
As obras do Museu Nacional, que foi destruído por um incêndio no dia 2 de setembro de 2018, só devem ficar prontas em 2015, segundo informações da Agência Brasil. Ainda assim, a previsão é que o museu seja reaberto parcialmente para as comemorações do bicentenário da Independência do Brasil, em 2022.
A previsão está no cronograma da nova estrutura de governo do local, apresentado nesta terça-feira (11/3), durante o seminário Planejamento dos espaços de guarda de coleções em museus: Sustentabilidade, Conservação e Segurança, coordenado pelo Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Até o momento, o espaço conseguiu levantar a quantia de R$ 164 milhões, de diversos órgãos públicos nacionais e internacionais. O valor, porém, não é suficiente para toda a recuperação.
ACERVO
Durante o seminário, a vice-diretora do Museu Nacional, Cristiana Serejo, explicou que o espaço abrigava 5 mil peças e que 80% desse material foi perdido no incêndio, 15% está preservado e 5% foi afetado. A Biblioteca Francisca Keller de literatura antropológica, foi totalmente perdida.
“Muito desse material está sendo recuperado e está sendo feito um plano museológico para essas exposições. O processo de resgate foi um grande desafio, tem todo o procedimento de escavação, peneiramento, documentação, limpeza e acondicionamento do material em contêineres. A gente já está na etapa final”, disse ela.
LEIA MAIS: Filha publica foto de pai triste com nenhuma venda de salgados e caso viraliza; entenda
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.