Lula recebe título de cidadão honorário de Paris e declara: "o povo me acolhe hoje"
Lula recebe título de cidadão honorário de Paris e declara: "o povo me acolhe hoje"
Nesta segunda-feira (2/3), o ex-presidente Lula (PT) recebeu título de cidadão honorário de Paris, concedido pela prefeita da cidade, Anne Hidalgo. A cerimônia contou ainda com a presença da ex-presidente Dilma Rousseff e Fernando Haddad.
O nome do petista foi aprovado para receber o título ainda em outubro do ano passado, pelo Conselho de Paris, quando o ex-presidente ainda estava encarcerado. Na época, o Conselho destacou que "os direitos civis e políticos do ex-presidente do Brasil foram desprezados". A cidadania honorária de Paris é dada para pessoas que se destacaram particularmente na defesa dos direitos humanos.
Em seu perfil no Twitter, Lula declarou que foi acolhido pelo povo. "O povo de Paris me acolhe hoje entre seus cidadãos, como um reconhecimento pelo que fizemos, junto com tantos companheiros e com intensa participação social, para reduzir a desigualdade e combater a fome no Brasil", escreveu.
LULA x MORO
Durante a cerimônia, Lula discursou em português, e relembrou os dias em que ficou preso na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba. Ele ainda criticou a postura de Sérgio Moro, atual ministro da Justiça.
"Eu tomei a decisão de me entregar, eu poderia não ter sido preso, poderia ter ido para uma embaixada, mas mesmo com mais de 70 anos decidi ir até a Polícia Federal porque alguém tinha que provar que o juiz Moro era criminoso e que os representantes do Ministério Público que me acusaram eram mentirososo", disse, conforme publicação do jornal O Estado de S. Paulo.
LEIA MAIS: Osmar Terra nega suposto caso extraconjungal com Michelle Bolsonaro; "a matilha se superou"
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.