OMS declara estado de emergência global em razão do coronavírus; Brasil tem 9 casos suspeitos
OMS declara estado de emergência global em razão do coronavírus; Brasil tem 9 casos suspeitos
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou estado de emergência global em razão da disseminação do coronavírus. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (30/1), após uma reunião com especialistas em Genera, sede da organização.
Declarar uma emergência de saúde pública de interesse internacional significa que se trata de “um evento extraordinário que pode constituir um risco de saúde pública a outros países por meio da disseminação, e que requer uma resposta internacional coordenada”.
A nova geração do vírus começou a se espalhar em Wuhan, capital da província da China central. Até o momento, 7,7 mil casos foram notificados no país e 170 pessoas morreram. Outros 19 páises também já tiveram casos registrados.
No anúncio, a OMS apresentou um conjunto de recomendações, como apoio a países com sistemas de saúde mais precários, combate a rumores e desinformação, desenvolvimento de recursos para identificar, isolar e cuidar dos casos, e ainda compartilhamento de dados sobre o coronavírus.
BRASIL
Nesta quinta, o Ministério da Saúde também se manifestou, e informou que existem nove casos considerados suspeitos de coronavírus no Brasil.
Nos últimos dias, quatro casos foram descartados e quatro novos foram registrados no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná. Até o momento, 43 casos foram notificados pelo Brasil. Destes, 28 já foram excluídos.
Ainda de acordo com o Ministério, um caso é tratado como suspeito se a pessoa esteve na China nos últimos 14 dias e apresentou tosse ou febre ao retornar. Daí, o paciente é coloca em isolamente e são realizados testes.
LEIA MAIS: Chuva, relento e assaltos: o drama dos ambulantes que esperam uma vaga no Carnaval de Salvador
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.