Resultados do ENEM não são 100% confiáveis, dizem funcionários do MEC à site
Resultados do ENEM não são 100% confiáveis, dizem funcionários do MEC à site
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi alvo de várias notícias em 2020. Após a falha na correção das provas e o problema nas opções do SISU, o jornal Folha de São Paulo revelou que funcionários do MEC (Ministério da Educação) confessaram, sob condição de anonimato, não ter 100% de confiança nos resultados divulgados aos candidatos.
LEIA MAIS: Ministro assume problemas em resultado do Enem: "gabarito trocado"
LEIA MAIS: STJ derruba liminar e libera divulgação de resultado do Sisu; veja o seu
Segundo a publicação, após identificar os erros no gabarito, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) recorrigiu as questões sem recalcular os parâmetros dos itens usados nas provas do exame, o chamado TRI (Teoria de Resposta ao Item). Como esse cálculo levaria muito tempo, o governo preferiu abrir mão dessa análise para manter o cronograma do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).
LEIA MAIS: MPF pede suspensão dos calendários do Sisu, Fies e Prouni após erros
Na avaliação de técnicos da pasta, o recálculo dos parâmetros poderia reduzir o erro padrão do exame e indicar variações nas notas. Essas variações provavelmente seriam pequenas, mas podem fazer diferença em cursos concorridos. As provas só seriam reexaminadas caso a justiça determine, conforme apurado.