"O índio é cada vez mais um ser humano igual a nós", diz Bolsonaro durante live em rede social
"O índio é cada vez mais um ser humano igual a nós", diz Bolsonaro durante live em rede social
O presidente Jair Bolsonaro deu uma declaração polêmica, na noite desta última quinta-feira (23/1), durante sua live semanal nas redes sociais. Ele defendeu uma maior integração dos povos indígenas à sociedade e, para isso, afirmou que "cada vez mais, o índio é um ser humano igual a nós".
No momento em que fez o comentário, o presidente tratava da criação do Conselho da Amazônia. “Com toda certeza, o índio mudou. Cada vez mais, o índio é um ser humano igual a nós. Então, fazer com que o índio cada vez mais se integre à sociedade e seja realmente dono da sua terra indígena. Isso que nós queremos aqui”, disse Bolsonaro.
A criação do Conselho da Amazônia foi anunciada na última terça-feira (22/1). O órgão será comandado pelo vice-presidente Hamilton Mourão e será responsável por coordenar ações para a proteção, defesa e desenvolvimento sustentável da região.
Bolsonaro também destacou que comentou com o ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre as ações do governo na área ambiental. Nos últimos dias, Guedes foi o representante do Brasil no Fórum Econômico Mundial de Davos, onde a preservação do meio ambiente foi tema de destaque.
JORNALISTAS
Pouco antes, o presidente comentou o relatório de violência contra jornalistas e liberdade de imprensa no Brasil, publicado pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), que apontou recorde de agressões direcionadas a jornalistas no exercício da profissão, sendo a maioria, 58%, dos ataques desferida pelo próprio presidente.
“Não tem soco, não tem tapa, nem teve nenhum palavrão até hoje. Respondo de forma exaltada porque somos seres humanos. Aí a federação não gosta, acha que eu tenho que ser subserviente, servil e eternamente educado com eles. Até que eu estou sendo, eu acho”, disse o presidente após dizer que recebeu mais de 100 jornalistas nos primeiros seis meses do ano passado em frente ao Palácio da Alvorada, onde costuma receber apoiadores e responder a perguntas de repórteres.
LEIA MAIS: Ponte Salvador-Itaparica: homologação do consórcio é publicado no Diário Oficial
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.