Pantone: quem é a empresa que dita a cor que você vai vestir em 2020? Veja dicas
Pantone: quem é a empresa que dita a cor que você vai vestir em 2020? Veja dicas
Você entra no shopping: as vitrines tem várias peças da mesma cor. E, claro, você encontra ao seu redor ou nas redes sociais muitas pessoas usando aquela cor que você viu. E você provavelmente vai usar também. Já parou para pensar o motivo de isso acontecer? O Aratu On vai te explicar.
Diferente da que usamos somente no Réveillon para pedir coisas boas, a cor do ano influencia a moda durante todos os 12 meses. E isso vai desde roupas e acessórios até móveis. Para 2020, a escolhida pela Pantone Color Institute foi o tom de azul "classic blue". Nas redes sociais a cor já é um forte assunto, além de ser uma das preferidas para a virada.
Mas quem é essa tal de Pantone? Muito prazer! Criada em 1963 nos Estados Unidos, a norte-americana reproduz exatamente o tom escolhido pelo cliente em qualquer objeto encomendado e é responsável pelo gerenciamento de cores das maiores marcas do mundo.
A criadora de conteúdo de moda, Lelê Santhana, conta que desde 2000 a "cor do ano" é eleita como um guia. E ela virou autoridade no assunto. A cor de 2020 - o "Azul Clássico" em bom português - já tomou conta dos internautas, especialmente dos especialistas de moda e influenciadores digitais. E já que você vai ver muito o “classic blue” durante o ano, veja as dicas de Lelê.
VEJA EXEMPLOS:
A CARA DO VERÃO
Para deixar esse tom neutro a cara do verão, Lelê indica fazer um “color block”. Ela explica que são blocos de cores vibrantes no mesmo look. Por exemplo: usar uma blusa no classic blue e uma saia vermelha ou rosa pink.
FORA DAS REGRAS
Lelê dá a dica: cada vez mais as regras higienistas da moda ficam de lado e dão espaço para a criatividade e ousadia, como um mix de estampas.
TONS NEUTROS
E já que o classic blue é neutro, funciona muito bem com outros tons discretos, se tornando uma opção também para o outono e inverno. “O branco, preto, cinza e nude são cores que jamais sairão de moda. Então, podemos combinar com qual cor quisermos”, diz a produtora.
BÁSICO
Uma das tendências da moda é o monocromático, ou seja, tudo na mesma cor. Para a produtora, com esse tom curinga podemos fazer um look monocromático sem medo.
A ELEIÇÃO
O “classic blue” não foi eleito em vão. A decisão, que dessa vez também apostou na acessibilidade com outros produtos, é baseada em pesquisas feitas por cool hunters (caçadores de tendências) e coloristas, na psicologia das cores e no comportamento da sociedade. Na apresentação da cor, a diretora executiva da empresa, Leatrice Eiseman, diz que vivemos uma época em que é preciso ter fé e confiança.
Para ela, o tom traz solidez. “Nos incentiva a olhar além do óbvio e expandir nosso pensamento; desafiando-nos a refletir com mais profundidade, aumenta nossa perspectiva e abre o canal da comunicação”. Esse significado é fiel ao do azul na tradição de ano novo, que representa tranquilidade, pureza, serenidade, bem-estar, comunicação e paciência.
Agora que você já entendeu porque tudo vai ficar azul e sabe como usar, liga o alerta de tendência pra começar 2020 antenado.
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