Ator Leonardo DiCaprio critica mineração em terras indígenas brasileiras; "Fora Garimpo"
Ator Leonardo DiCaprio critica mineração em terras indígenas brasileiras; "Fora Garimpo"
O ator Leonardo DiCaprio se envolveu em mais uma polêmica com o governo brasileiro. Nesta última quinta-feira (26/12), o norte-americano usou suas redes sociais para criticar a possibilidade de abertura das terras indígenas brasileiras para a mineração.
DiCaprio disse que "apesar das leis brasileiras que fazem com que a mineração seja ilegal na Terra Indígena Ianomami", garimpeiros invadiram as áreas protegidas, trouxeram malária e contaminaram os rios com mercúrio.
A crítica do ator veio acompanhada de uma imagem de indígenas que, usando seus corpos, formaram a mensagem "Fora Garimpo". O registro foi feito na Terra Indígena Ianomâmi, em Roraima, em 23 de novembro. Cerca de 120 indígenas participaram da formação da mensagem.
Em novembro, Di Caprio já havia sido alvo de 'ataque' do governo brasileiro. Na época, na saída do Palácio da Alvorada, o presidente Jair Bolsonaro falou sobre suposta autoria das queimadas que afetavam à Amazonia. "Quando eu falei que há suspeitas de ONGs, o que a imprensa fez comigo? Agora, o Leonardo DiCaprio é um cara legal, não é? Dando dinheiro para tacar fogo na Amazônia", disse.
O presidente já havia feito referência ao ator, ao vivo. "O pessoal da ONG, o que eles fizeram? O que é mais fácil? Botar fogo no mato. Tira foto, filma, a ONG faz campanha contra o Brasil, entra em contato com o Leonardo DiCaprio, e o Leonardo DiCaprio doa 500 mil dólares para essa ONG. Uma parte foi para o pessoal que estava tocando fogo, tá certo? Leonardo DiCaprio tá colaborando aí com a queimada na Amazônia, assim não dá".
LEIA MAIS: Após um ano da morte de Mãe Stella, o Ilê Axé Opô Afonjá vai conhecer sua nova yalorixá
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.