Geral

Governo do Estado participa de ação para União tomar medidas contra manchas de óleo

Governo do Estado participa de ação para União tomar medidas contra manchas de óleo

Por Da Redação

Governo do Estado participa de ação para União tomar medidas contra manchas de óleodivulgação/Adema

 


O Governo da Bahia aderiu, nesta quarta-feira (16/10), a ação civil pública do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público Estadual (MP-BA) contra o Governo Federal. A medida foi tomada para que a União adote "medidas efetivas" para o litoral baiano, por conta das manchas de óleo que avançam nas praias do Nordeste. 


A decisão foi tomada durante reunião do governador Rui Costa com membros da Procuradoria Geral do Estado (PGE), secretários e representantes de órgãos estaduais ligados ao meio ambiente. A ação solicita que a Justiça determine a adoção de medidas para o recolhimento e o descarte do material poluente que já atingiu a costa.


Segundo o procurador-geral do Estado, Paulo Moreno, a União tem responsabilidade no vazamento porque envolve danos, já acontecidos ou em potencial, a rios que banham mais de um estado, ao mar e a áreas dos terrenos de marinha. "Além de ter a competência no caso, o governo federal, através da Marinha, tem mecanismos e equipamentos suficientes para identificar a origem dessas manchas e proteger o meio ambiente e as praias de toda a Bahia e do Nordeste, explica".


 


 


Na última segunda-feira (14/10), o governo estadual assinou decreto de situação de emergência destinado à compra de material para conter e recolher os resíduos de óleo que estão chegando às praias de Camaçari, Conde, Entre Rios, Esplanada, Jandaira e Lauro de Freitas. 


Quem encontrar manchas de óleo na praia pode notificar o Corpo de Bombeiros (193), a Polícia Ambiental (190) ou o Inema (08000 71 14 00). É importante que a população evite as áreas afetadas e não toque ou remova os resíduos.


LEIA MAIS: Por falta de assinatura, sindicato afirma que não haverá feriado de Dia dos Comerciários em Salvador


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


 


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.