Desemprego entre jovens cai, mas faixa etária tem menor chance de contratação
Desemprego entre jovens cai, mas faixa etária tem menor chance de contratação
O número de jovens brasileiros desempregados caiu no segundo trimestre de 2019, em comparação ao mesmo período de 2018, segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), divulgado este mês. Confrontando a boa notícia, os dados também apontam que apesar da diminuição do desemprego entre os mais jovens, esta é a faixa etária com a menor chance de contratação.
Já nos outros perfis de trabalhadores, cresceu o número de empregados com ensinos médio e superior. Mais de três milhões de brasileiros ingressaram em cursos de graduação em 2018, segundo o Ipea. Isso representa crescimento de quase 7% em relação ao mesmo período de 2018.
Para especialistas, a explicação está no aumento dos cursos de Educação a Distância (EAD). Os cursos de bacharelado continuam concentrando a maioria dos calouros da educação superior (58,0%), seguidos pelos cursos tecnológicos (20,9%) e os de licenciatura (20,5%).
Além de programas do governo que possibilitam acesso ao ensino de qualidade, como o financiamento do ensino superior (Fies) e o Programa Universidade para Todos (Prouni), por exemplo, o reforço também vem de programas privados, como o Educa Mais Brasil 2020, que ofertam bolsas de estudo para cursos de ensino básico, técnico, de idiomas, graduação e pós graduação.
LEIA MAIS: Homem é condenado a 28 anos de prisão por feminicídio de ex-companheira
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.