Instituição usa programa de pós graduação da Uneb para emitir diplomas falsos
Instituição usa programa de pós graduação da Uneb para emitir diplomas falsos
Uma entidade privada do município de Ji-Paraná, no estado de Rondônia, que se apresenta como Instituição de Ensino Superior, usou o programa de pós graduação da Uneb (Universidade do Estado da Bahia), para emitir diplomas falsos. A fraude foi divulgada pelo Governo do Estado nesta sexta-feira (20/9). A instituição também cobrava valores para as vítimas fazerem os cursos.
Segundo o Governo, denúncias apontam que a instituição vem usando o nome do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Uneb para emitir os diplomas falsos de Pós-Graduação Stricto Sensu. Em 12 de junho deste ano, a Uneb, ofereceu representação criminal à Procuradoria da Republica na Bahia, que a encaminhou o caso à Polícia Federal.
Em comunicado oficial, o Governo explica que o processo de associação da Uneb com outras instituições é feito por acordo de cooperação entre as instituições. A associação é publicada no diário oficial e tramita nas instâncias jurídicas responsáveis.
Já o processo seletivo dos alunos, "em qualquer modalidade de oferta ou natureza do curso", é previsto em edital, publicado no diário oficial e "divulgado para toda comunidade". Não há inscrições diretas em vagas. "O diploma de mestre e doutor é emitido quando do cumprimento de todos os requisitos do curso e atestado por banca examinadora e documentos institucionais obrigatórios".
"É importante frisar que os cursos de mestrado e doutorado oferecidos pela Universidade fazem parte do Sistema Nacional de Pós-Graduação ? SNPG e são regulados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ? CAPES, tendo passado por rigoroso processo de avaliação até a sua recomendação e início de funcionamento", diz parte do comunicado da Uneb sobre o caso.
LEIA MAIS: Bolsonaro sanciona MP da liberdade econômica; veja os principais pontos
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.