Expressão da Moda em Salvador é o tema da próxima edição do Patrimônio É?
Expressão da Moda em Salvador é o tema da próxima edição do Patrimônio É?
A Fundação Gregório de Mattos (FGM), traz A Expressão da Moda em Salvador como tema para a roda de conversa Patrimônio É... na próxima terça-feira (20/8), às 18h, no Espaço Cultural da Barroquinha.
A palavra moda refere-se aos diversos estilos de vestuário, além de representar o comportamento de uma época. Sendo sinônimo de "costume", a moda reflete a sociedade em que está inserida. Em Salvador ela se faz muito presente nas ruas como representatividade da diversidade étnica e cultural, sendo um meio de expressão da população soteropolitana desde os anos de 1549.
Para conversar sobre esse assunto, a Gerência de Patrimônio Cultural (GEPAC), da FGM, convidou a Doutora em Comunicação e Cultura Contemporânea pela UFBA, Renata Pitombo Cidreira, a Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA, Márcia Maria Couto Mello e a baiana, estilista e proprietária de sua loja de roupas, Mônica Anjos. A mediação fica por conta de Edvard Passos.
Além da roda de conversa, esta edição do Patrimônio É... vai contar com o desfile da grife de roupas, Susy Cardoso. Com um conceito de "todo mundo pode usar tudo", a marca tem inspiração na moda urbana, e busca trazer identidade própria no vestuário masculino e feminino.
Parceria Unifacs
A GEPAC, vinculada à Diretoria de Patrimônio e Humanidades da FGM, firmou parceria com a UNIFACS - Universidade Salvador Laureate Internacional Universities, a fim de promover o intercâmbio de conhecimentos, experiências didáticas e informações na área de Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento e Extensão, dos cursos de Arquitetura, Jornalismo e Engenharia. Durante todo o ano de 2019 os alunos terão cadeiras garantidas em todas as edições do "Patrimônio é... 2019".
Patrimônio É...
Projeto do Salvador Memória Viva, programa de atividades de proteção e estímulo à preservação dos bens materiais e imateriais do município, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, que aborda a questão do patrimônio cultural em diálogo com a história, memória, arquitetura, espaço público, educação, gestão e economia da cultura. Além de manter uma pauta fixa mensal para o tema, promove a educação patrimonial, colabora no direcionamento das ações dos institutos de tombamento e registro, bem como das instâncias de salvaguarda, e instrumentaliza a política municipal para atuar na valorização da memória histórica da cidade. Ao todo, serão oito encontros em 2019.
Salvador Memória Viva
O Programa Salvador Memória Viva, da Gerência de Patrimônio Cultural da FGM, objetiva promover ações voltadas à preservação do patrimônio cultural da nossa cidade, prevendo a recuperação de monumentos públicos, reforma dos equipamentos culturais administrados pela Fundação, além da aplicação de políticas de proteção legal a bens materiais e imateriais e atividades de educação patrimonial. O programa pretende ampliar o entendimento do cidadão, acerca dos valores que conformam sua identidade, tornando-o um parceiro no processo de salvaguarda de elementos de referência da paisagem cultural e da memória local.
SERVIÇO
O quê: Roda de conversa de educação patrimonial Patrimônio É... com tema A Expressão da Moda em Salvador
Quando: 20/08, às 18h
Onde: Espaço Cultural da Barroquinha
GRATUITO
LEIA MAIS: Ribeira-Pituba: nova linha de ônibus com ar-condicionado começa a operar nesta quarta-feira
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.