Juazeiro recebe monitoração eletrônica; 52 detentos são beneficiados
Juazeiro recebe monitoração eletrônica; 52 detentos são beneficiados
Juazeiro é a primeira cidade do interior da Bahia a ter monitoração eletrônica para presos em regime semiaberto. Na tarde desta terça-feira (9/7), o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), por meio da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ), e a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) implantaram oficialmente o sistema de monitoração no município. Na ocasião, 52 detentos foram beneficiados. Eles já possuem carta de emprego e autorização judicial da Vara da Execução Penal da Comarca de Juazeiro.
Para a desembargadora Lisbete Maria Teixeira Almeida Cezar Santos, Corregedora Geral de Justiça do TJBA, o uso das tornozeleiras, além de gerar economia para o estado e contribuir com a redução da superlotação nos presídios, "ajuda no restabelecimento dos vínculos familiares e no processo de ressocialização do detento".
LEIA MAIS: Estupro coletivo contra menina de 11 anos é investigado pela polícia em Senhor do Bonfim
A tornozeleira envia as informações do usuário para Central de Monitoramento, que acompanha todos os deslocamentos. O custo mensal de uma tornozeleira eletrônica para o estado da Bahia está em torno de R$ 165, enquanto a média do preso é de R$ 3 mil.
A tecnologia já é usada há dois em Salvador e Região Metropolitana. Até o final do ano, a expectativa é que 1.200 equipamentos estejam em uso no estado, auxiliando na redução da superlotação dos presídios. O próximo município a ser beneficiado será Vitória da Conquista, no dia 31 de julho.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.