Marta comemora gol exibindo chuteira "especial" para pedir igualdade de gênero no esporte
Marta comemora gol exibindo chuteira "especial" para pedir igualdade de gênero no esporte
Após ficar de fora da partida de estreia na Copa do Mundo de Futebol Feminino, Marta fez o primeiro gol da seleção brasileira nesta quinta-feira (13/6). Mas, apesar de ter ido bola para um lado e goleira para o outro, o que chamou a atenção foi a comemoração da camisa 10. Após marcar, ela exibiu sua chuteira: preta, sem marca de patrocínio e com um desenho azul e rosa, com o objetivo de pedir igualdade de gênero no esporte e na sociedade.
O símbolo de igualdade tem intenção de promover a iniciativa "Go Equal", que tem Marta como uma de suas participantes. Além disso, a capitã do Brasil também é embaixadora global da ONU Mulheres.
Os perfis do movimento passaram a ser utilizados hoje nas redes sociais, horas antes do jogo entre Brasil e Austrália, que terminou na derrota da seleção por 3 x 2. "Bola igual. Campo igual. Regras iguais. Se as mulheres jogam futebol da mesma forma que os homens, por que elas não recebem o devido reconhecimento? O devido apoio? A devida remuneração?", questionou o "Go Equal" no Twitter e no Instagram.
RECORDE
Com este gol, Marta se tornou a primeira atleta da história, entre homens e mulheres, a marcar em cinco edições de Copa do Mundo. Além disso, em termos de artilharia do torneio, está empatada com o alemão Miroslav Klose. Cada um tem 16 gols.
n, quando foi questionada sobre a dupla conquista pessoal, ela minimizou e mostrou a chuteira. "Isso é uma igualdade de todas nós, de todas as mulheres. Eu não gosto de falar, só gosto de mostrar", disse, apontando novamente para o calçado.
LEIA MAIS: Estreias, despedidas e recordes: 10 motivos para acompanhar a Copa do Mundo de Futebol Feminino
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.