Linha de Frente: VLT de Salvador deve começar a operar em 2 anos, diz secretário Bruno Dauster
Linha de Frente: VLT de Salvador deve começar a operar em 2 anos, diz secretário Bruno Dauster
O secretário da Casa Civil do governo da Bahia, Bruno Dauster, foi o entrevistado desta quinta-feira (13/6), no programa Linha de Frente, transmitido através do Facebook do Aratu On. Abordagens sobre política e investimentos públicos estiveram na pauta comandada pelo jornalista Pablo Reis.
Sem poder ficar de fora, a polêmica que envolve o vazamento de conversas entre o atual ministro da justiça, Sérgio Moro, e o procurador do MPF, Deltan Dalagnol, foi uma das discussões. Dauster ressaltou que a base da justiça é a separação entre a defesa e o julgamento e observou que no momento em que existe um consórcio enre o juiz e o acusador, existe, também, a perda da equidade, condição básica da neutralidade.
Com relação à construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), o secretário lamentou que as obras continuem, ainda, sob a responsabilidade do governo federal. "O governador Rui Costa pede há muito tempo que seja feita a delegação da obra para o estado, mas isso ainda não aconteceu", disse, considerando a escassez de recursos que está impactando o andamento do projeto. Segundo ele, agora, existe uma promessa de ser realizada uma licitação neste segundo semestre para a conclusão da obra e operação no trecho Ilhéus - Caetité.
A mobilidade em Salvador foi também destaque nesta entrevista e o modal Veículo Leve sobre Trilhos foi lembrado pelo secretário, como uma importante solução para aumentar a condição de ligação entre diferentes pontos da capital baiana. De acordo com Bruno Dauster, a previsão é de que o primeiro trecho do VLT esteja pronto em 24 meses e vai proporcionar rápidos deslocamentos entre a região do Subúrbio e o Comércio, em um de seus trechos.
Mais uma vez, a ponte Salvador-Itaparica foi lembrada na visita de um representante do governo do estado ao programa Linha de Frente. "Eu afirmaria que a ponte está saindo do papel", respondeu ao questionamento de Pablo Reis. Dauster disse, também, que na próxima segunda-feira haverá uma uma reunião envolvendo instituições financeiras e todos e todos envolvidos no processo do estudo da ponte para dialogar sobre a situação.
"Vai ser o último diálogo e entre 15 e 30 de julho o edital de licitação da obra da ponte estará publicado para que haja o leilão com a entrega das propostas, e em meados de setembro deverá ser conhecida a empresa ou consórcio vencedor para a implantação da primeira etapa do sistema", afirmou.
Assista na íntegra: