Manifestantes protestam contra cortes no orçamento da educação, em Salvador
Manifestantes protestam contra cortes no orçamento da educação, em Salvador
Milhares de pessoas participam, na manhã desta quinta-feira (30/5), em Salvador, de uma caminhada em protesto contra os cortes no orçamento da Educação, determinados pelo MEC, que atingem instituições federais baianas e outras de várias cidades brasileiras.
A concentração dos manifestantes aconteceu, por volta das 10h, no Campo Grande. Em seguida, os participantes saíram caminhando pelo centro da cidade, seguindo em direção à Praça Castro Alves.
Segundo a APLB Sindicato, que representa os professores, a pauta central das reivindicações é, mais uma vez, o repúdio ao corte de 30% do orçamento determinado pelo governo de Jair Bolsonaro. De acordo com a entidade, após comemorar o impacto dos atos da Greve Nacional da Educação do último dia 29 de maio, o movimento estudantil assumiu o objetivo de ampliar o volume dos protestos.
Dessa forma, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) convocaram a população para este Segundo Dia Nacional em Defesa da Educação. Nossa reportagem foi ao local e acompanhou a movimentação.
Assista aos vídeos:
LEIA MAIS: Copa do Brasil: Bahia vence, mais uma vez, o São Paulo e garante vaga nas quartas de final