Geral

Em discurso, deputado repudia confirmação de foco de mormo em jumentos na Bahia

Em discurso, deputado repudia confirmação de foco de mormo em jumentos na Bahia

Por Da Redação

Em discurso, deputado repudia confirmação de foco de mormo em jumentos na Bahiareprodução / vídeo

Após Nota Técnica divulgada pela ADAB, dando conta da ocorrência de mormo em criação de equinos no interior da Bahia, o deputado estadual Tiago Correia (PSDB), lamentou a situação e abordou o assunto em seu discurso feito, nesta quarta-feira (29/5), na Assembleia Legislativa.

?É triste ver a incidência de doenças infecto-contagiosas em nosso estado. A Bahia em breve se tornaria área livre do mormo e, com esta notificação, abre-se novamente o prazo de três anos para que possa ser pedido este certificado. Os prejuízos são enormes. Tanto a realização de eventos, quanto o comércio de cavalos ficam prejudicados?, considerou o deputado.

Segundo a Nota, a doença foi descoberta em uma fazenda que abrigava um rebanho de 694 asininos (jumentos), aglomerados em situação de risco de vida e em desacordo com o bem estar animal. Inicialmente foram identificados oito asininos positivos para Mormo e cinco para Anemia Infecciosa Equina. Logo após, foram feitos novos testes e só encontraram dois animais positivos para mormo e um para AIE.

?Aonde estão os outros animais doentes? Torcemos para que tenham vindo a óbito, já que dos 694 animais, muitos morreram e só foram encontrados 415 no segundo teste. Isso sem falar na origem destes animais. De onde vieram? Brotaram em solo baiano?? questionou Tiago Correia.

O risco da incidência de doenças infectocontagiosas vem sendo debatido pelo deputado há algum tempo, que vinha alertando para o risco da Peste Suína Clássica e do Mormo. ?A Bahia é rodeada por estados que tem problemas epidemiológicos, a exemplo do Piauí que decretou estado de emergência por conta da Peste Suína. Venho alertando para o sucateamento da ADAB e para modificação do órgão proposta pelo Governo, através de Decreto. Está aí o resultado do descaso. Nem a origem dos animais pode ser comprovada. A pergunta que fica é: De quem é esse jegue??, finalizou Correia.

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.