Chuva deixa mais de 350 desalojados em Lauro de Freitas, diz Defesa Civil
Chuva deixa mais de 350 desalojados em Lauro de Freitas, diz Defesa Civil
Durante as fortes chuvas que caíram em Lauro de Freitas durante a última sexta-feira (10/5) e a madrugada deste sábado (11/5), mais de 350 pessoas tiveram que deixar as próprias casas e se abrigar em escolas e templos religiosos, de acordo com a Defesa Civil. Junto com secretarias locais, a prefeita Moema Gramacho avalia decretar estado de emergência.
A maioria dos desalojados são do bairro de Portão, considerado pela Prefeitura o mais afetado. O Córrego dos Irmãos inundou casas no local. Esses moradores foram deslocados para abrigos pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC).
LEIA MAIS: Madrugada teve todo volume de chuva esperado para maio; temporal seguirá até segunda
LEIA MAIS: Condomínios em Piatã utilizam botes para transportar moradores alagados; veja vídeos
Também foram contabilizadas cinco quedas de árvores, que interditaram a Rua Gerino de Souza Filho, uma das vias mais movimentadas do município, e a Avenida Luiz Tarquínio, no Centro, ponto crítico durante a época de chuva há vários anos. Quedas de muros e destelhamentos de casas também foram registrados.
Na avenida Estrada do Coco, as águas do Rio Ipitanga transbordaram e cobriram uma ponte, que foi interditada no sentido litoral pela Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop) depois de uma avaliação da situação de segurança. O trânsito foi desviado para ruas do centro e causou grande engarrafamento. Para os motoristas que trafegarem de Salvador no sentido litoral, a SETTOP recomenda ir pela Via Metropolitana.
Já na Lagoa da Base, várias ruas e casas foram inundadas. Foi preciso um caminhão de hidrojateamento para desentupir bueiros e abrir valas para o escoamento das águas. Os bairros de Itinga e Caji também foram afetados com queda de árvores e de muro, além do alagamento de vias.
VEJA MAIS VÍDEOS DA SITUAÇÃO:
Em situação de emergência, a população de Lauro de Freitas deve ligar para os números 3379-4843, 3288-8628 ou 199.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.