Barragem em situação de risco maior que Brumadinho é interditada na Bahia
Barragem em situação de risco maior que Brumadinho é interditada na Bahia
A Superintendência Regional do Trabalho na Bahia (SRT-BA) solicitou a interdição, nesta última terça-feira (9/4), da barragem de rejeitos de mineração nº 01, da mineradora Grafite do Brasil, no município de Maiquinique, no sudoeste baiano.
De acordo com comunicado da SRT, auditores fizeram uma fiscalização no local e constataram iminência de possível acidente de trabalho. Ainda segundo o órgão, a barragem está em situação de risco maior que a de Brumadinho, em Minas Gerais, que rompeu em janeiro deste ano, deixando mais de 200 pessoas mortas.
“Os Auditores-Fiscais do Trabalho, que fiscalizam a mineradora, constataram situação de risco grave e iminente de acidente de trabalho, com resultado de morte ou lesão grave à integridade física ou à saúde de aproximadamente 150 empregados, sujeitos às consequências do rompimento da barragem e inundação das áreas à jusante pela lama de rejeitos de mineração”, diz um trecho da nota enviada pela SRT ao Aratu ON.
O relatório afirma que a barragem apresenta sinais de comprometimento da estrutura, e que não há projetos construtivos e de instrumentação para monitoração. O documento alega ainda que a mineradora tem conhecimento das falhas de estrutura e segurança do local, que já foram, inclusive, apontadas em fichas de inspeção pelo engenheiro da empresa.
Além da Superintendência, equipes do Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Estadual e Agência Nacional de Mineração, também fizeram inspeções na mineradora, como parte do sistema de fiscalização. Com a interdição, a barragem passa a ser considerada uma das três barragens que oferecem maior risco no país.
LEIA MAIS: ?Brasileiros não passam fome porque têm mangas nas cidades?, diz ministra; assista
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.