Mais antiga do Brasil, Rua Chile tem charme devolvido com obras de recuperação
Mais antiga do Brasil, Rua Chile tem charme devolvido com obras de recuperação
Nem todo mundo que visita a capital baiana sabe, mas a Rua Chile, localizada no Centro Histórico de Salvador, ostenta o título de rua mais antiga do Brasil. Ela foi fundada em 1549, pelo governador-geral Thomé de Souza e “nasceu” junto com a cidade. A via tem 400 metros de extensão e passa por uma revitalização que faz parte do projeto “Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador”, promovido pelo Governo do Estado. O investimento com a obras de requalificação na Rua Chile é de cerca de R$ 5 milhões.
Com quase meio século de história, a Rua Chile já sofreu diversas modificações, e atualmente, está muito longe de sua estrutura original. É exatamente isso que a requalificação promete resgatar: as origens de um lugar que carrega a memória de uma cidade.
Para isso, a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), responsável pelas obras de requalificação, promete intervir com obras que visam o resgate do charme antigo do local, que fica cercado por imóveis igualmente simbólicos. A revitalização teve início em setembro de 2018, e dos seis trechos, nos 330 metros que fazem parte da obra, todos já estão com os serviços em andamento.
“A Rua Chile é uma via emblemática”, esclarece Maurício Mathias, gestor da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas). “As intervenções visam justamente trazer para a primeira rua do Brasil todo aspecto de vida que ela tinha antes. Para isso, estamos realizando o alargamento das calçadas, incluindo melhoria na acessibilidade, trazendo de volta o piso em paralelepípedo e também iremos manter os trilhos do bonde no local original, como parte da paisagem”, explica.
E não para por aí: a Conder garante ainda uma “limpeza visual” do trecho, já que a fiação aérea (rede elétrica e de telecomunicações) será totalmente rebaixada para uma vala subterrânea. A ideia é que as fachadas dos prédios históricos sejam valorizadas, sem a presença de um emaranhado de fios.
Durante o período de Carnaval, as intervenções serão pausadas, e retomadas após a folia. A expectativa para o Governo do Estado é que a estrutura esteja pronta na semana da páscoa. Com a conclusão das obras, a Rua Chile voltará a ostentar seu encanto antigo, e certamente quem passar por lá, terá mesmo a sensação de ter “voltado no tempo”.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no www.aratuonline.com.br/lives. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.