Governo estuda instalar placas solares nos canais do Rio São Francisco, diz presidente
Governo estuda instalar placas solares nos canais do Rio São Francisco, diz presidente
O presidente Jair Bolsonaro disse neste domingo (24/2), que o governo federal estuda instalar placas solares nos canais de integração do Rio São Francisco para reutilizar a energia solar no bombeamento da água. Ele publicou a informação no perfil do Twitter.
O presidente também comentou sobre a finalização das obras do Projeto de Integração do São Francisco. ?O Ministério de Desenvolvimento Regional divulga que o projeto está em fase conclusiva de obras, como visto em tweets anteriores. Complementamos que Eixo Norte está em reparação, e a expectativa é de que os trabalhos sejam finalizados até maio?, escreveu.
A adutora já leva as águas do Eixo Leste para sete cidades e a previsão é de que até junho, contemple mais três municípios de Pernambuco. No total, o planejado é que na primeira fase da obra mais de um milhão de pessoas sejam beneficiadas, em 23 cidades.
O consumo de energia elétrica do sistema corresponde a cerca de 80% dos custos da operação do projeto. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, a demanda anual nas fases pré-operacional e operacional do Projeto gira em torno de 746 mil MW.
A instalação de placas sobre espelho d’água também permite a redução da evaporação, porque os painéis solares montados em canais bloqueiam a radiação do sol. De acordo com estimativas, uma planta fotovoltaica (painéis) de um megawatt pode economizar nove milhões de litros de água por ano.
Com a ausência de luz solar, o crescimento de algas diminui. Isso ajuda na redução do custo de manutenção e aumenta a vida útil dos equipamentos.
Estuda-se a implantação de placas solares ao longo dos canais para que a energia solar possa ser utilizada no bombeamento da água.
? Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 24 de fevereiro de 2019
LEIA MAIS: Policial militar é baleado no rosto durante tentativa de assalto na Boca do Rio
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no www.aratuonline.com.br/lives. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.