Estátua de zumbi dos palmares tem lança roubada por vândalos em Salvador
Estátua de zumbi dos palmares tem lança roubada por vândalos em Salvador
O monumento histórico de Salvador, mais precisamente, a estátua de Zumbi dos Palmares, foi vítima de vândalos na Praça da Sé, no Pelourinho, em Salvador.
De acordo com a Prefeitura, uma lança, que fazia parte da decoração, foi roubada por criminosos. Responsável pela obra, a Fundação Gregório de Matos (FGM) informa que já registrou o boletim de ocorrência na 1ª Delegacia de Polícia, nos Barris.
LEIA MAIS: Decreto de posse de armas será divulgado na próxima terça, afirma Casa Civil
Feita em bronze, a estátua de Zumbi tem 2,20 metros de altura e pesa 300 quilos. Assinada pela artista plástica Márcia Magno e considerada a primeira estátua a retratar Zumbi de corpo inteiro, a obra foi inaugurada há 11 anos.
Em 2018, a FGM restaurou 13 monumentos e dois deles foram vandalizados no mesmo ano: a estátua de Castro Alves, na praça de mesmo nome, na Rua Chile, e o Ode a Jorge Amado, no Imbuí.
A Prefeitura estima um gasto mensal de R$45 mil para recuperar equipamentos públicos quebrados e pichados, a exemplo de praças, academias de saúde, espaços de lazer e monumentos.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no www.aratuonline.com.br/lives. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.