Geral

Soldado que passou mal em treinamento para o Bope tem morte cerebral confirmada

Soldado que passou mal em treinamento para o Bope tem morte cerebral confirmada

Por Da Redação

Soldado que passou mal em treinamento para o Bope tem morte cerebral confirmadailustrativa/divulgação

Foi confirmada a morte cerebral do soldado Rafael Tourinho de Aragão, de 32 anos, que desmaiou durante uma atividade prática para entrar no Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), na última sexta-feira (27/7). A informação foi confirmada ao Aratu Online pela própria corporação.


Na noite desta terça-feira (31/7), foi aberto um protocolo médico, com diversos exames, para atestar a possível morte cerebral do soldado, que estava internado no Hospital do Subúrbio, em Salvador, desde o dia do ocorrido, quando participava de uma atividade aquática do VII Curso de Operações Policiais Especiais (Copes) para ingresso no Bope.


Rafael estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Subúrbio e o quadro de saúde dele se agravou muito nas últimas 48 horas, de acordo com as informações do boletim médico liberado no final da tarde de ontem (31/7).


MÓDULO AQUÁTICO 


O módulo de operações aquáticas é composto por diversas atividades e provas para que o aluno consiga demonstrar domínio na flutuação, apneia estática e dinâmica, natação utilitária, salvamento aquático, entre outros. Todas as etapas são acompanhadas passo a passo pelo instrutor e por equipe médica.


Na atividade de mergulho, os alunos utilizam a máscara e são preparados, inclusive, para agir em situações de máscara alagada, ou seja, quando entra água no equipamento. A instrução faz o treinamento em ambiente controlado para que o aluno não entre em pânico caso aconteça esse tipo de situação.


OCORRÊNCIA


Assim que Rafael desmaiou na atividade foi prontamente atendido por equipe médica e transportado por uma aeronave do Grupamento Aéreo (Graer) até o hospital.


Além dos médicos do Departamento de Saúde da PMBA, policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) tem acompanhado diariamente a emissão dos boletins de saúde e levam os familiares do soldado Rafael, mãe e namorada, para acompanharem a atualização do quadro de saúde.


Em nota, a Corporação lamentou profundamente a morte do soldado e informou que, neste momento de dor, tem prestado todo o suporte necessário e se solidarizado aos familiares do militar.


LEIA MAIS: Idosa desaparecida no IAPI é encontrada morta na Ilha dos Frades, diz Polícia Civil


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.