Mais de mil jovens se formam em projeto de escolas técnicas agrícolas no Baixo Sul do estado
Mais de mil jovens se formam em projeto de escolas técnicas agrícolas no Baixo Sul do estado
Escolas técnicas voltadas ao ensino da agricultura, destinadas a jovens da zona rural da região do Baixo Sul da Bahia. Assim funcionam as “Casas Familiares Rurais”, projeto apoiado pela Fundação Odebrecht e a Mistubishi Corporation que, em 2018, chega ao número de 1,3 mil jovens formados ou em formação.
Os alunos da casa passam uma semana em período integral, com aulas na sala e no campo, e duas semanas nas propriedades de suas famílias, aplicando e reaplicando os novos conhecimentos, sob o acompanhamento e a orientação de monitores especializados. Também são oferecidos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, onde os estudantes aprendem sobre administração rural, manejo de solos, irrigação, cooperativismo, ética, cidadania, além das técnicas adequadas para os mais diversos cultivos e as disciplinas da base nacional comum.
LEIA MAIS: Diário de Campuseiro: Aratu Online mostra os bastidores da Campus Party Bahia
Para Carolaine dos Santos, da Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I), o projeto “faz a diferença”. “A maior parte do nosso país é agrícola e é importante fortalecer a visão de liderança nas nossas comunidades. O que aprendemos [na escola], compartilhamos”, pontuou.
Fabio Wanderley, Superintende da Fundação Odebrecht, reitera o pensamento de “compartilhamento” trazido por Carolaine. “Incentiva os jovens a compartilharem sempre seu aprendizado nas comunidades em que vivem e a reinvestirem os ganhos nos seus negócios?, declara.
Na última semana, entre os dias 8 e 10 de maio, o CEO Regional para América Latina e Presidente da Mitsubishi Corporation do Brasil S.A., Aiichiro Matsunaga, foi até o Baixo Sul para ver de perto o trabalho das Casas Familiares Rurais. Na ocasião, comentou que o encontro engrandece a união em prol de um modelo de educação e desenvolvimento sustentável.
A parceria foi recentemente renovada com a Fundação Odebrecht por mais três anos.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline