Áudio com críticas a Neto não é de vereador do PSDB: ?Criminoso é quem editou?, diz aliado
Áudio com críticas a Neto não é de vereador do PSDB: ?Criminoso é quem editou?, diz aliado
Circula desde a semana passada, em diversos grupos de WhatsApp, um áudio de pouco mais de um minuto e meio, com críticas ao prefeito de Salvador, ACM Neto. O material, de acordo com a mensagem, teria sido produzido pelo presidente da Câmara de Vereadores de Feira de Santana, José Carneiro, do PSDB. Com adjetivos como ?covarde?, ?babaca?, ?moleque?, ?prepotente? e ?cagão?, para parar nos publicáveis, o autor critica Neto por, nas palavras dele, ?mobilizar a oposição durante quatro anos?, para, então, ?desistir da candidatura?. A notícia seria bombástica, não fosse um único, mas fundamental detalhe: é falsa.
Confira:
Para esclarecer essa história, o Aratu Online conversou com José Carneiro, que negou ser o autor das críticas. ?Esse áudio está rolando desde a semana passada. A voz não é minha. Se você observar, o vocabulário está muito abaixo do que se espera de uma figura pública. É ofensivo, pornográfico. Fiquei indignado?, disse.
O vereador, que prestou queixa na delegacia de Feira de Santana no início desta semana, disse que o autor do áudio, inclusive, já se apresentou. ?É um rapaz de Juazeiro, que se identificou como Jorge Linhos. Ele é militante do DEM, ligado a ACM Neto, e ficou meio revoltado com a desistência do prefeito?.
LEIA MAIS: ALERTA: Para especialistas, difusão de fake news está ligada à crise do jornalismo
Apesar disso, Carneiro deixa claro que, em sua opinião, a responsabilidade não deve ser atribuída a quem produziu o conteúdo, mas sim a quem o disseminou, dando a entender ser ele o autor. ?O criminoso é quem editou dizendo que sou eu. É lamentável que as pessoas usem as mídias sociais para prejudicar os outros?.
Aliado de ACM Neto, ele disse que fez críticas ao prefeito de Salvador nos últimos meses pela, em sua opinião, demora em definir se concorreria ou não ao governo do Estado, mas nada parecido com o que foi veiculado. ?Foi um gesto maldoso e, sem dúvidas, alguém tentou tirar proveito disso. Quando me posicionei, fiz isso sempre de forma respeitosa?.
Por fim, o vereador afirma que, com o caso nas mãos da polícia, espera que as investigações apontem as pessoas envolvidas. ?Queremos que os responsáveis sejam punidos?.
LEIA MAIS: DEEP FAKE NEWS: Saiba mais sobre notícias falsas de vídeo ?dopadas? de inteligência artificial
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline.
*Publicada originalmente às 17h49 (10/4)