BEBIDA TÍPICA: Primeiro Festival da Caipirinha da Bahia começa no mês que vem
BEBIDA TÍPICA: Primeiro Festival da Caipirinha da Bahia começa no mês que vem
Limão, cachaça, açúcar e gelo – os principais ingredientes do Primeiro Festival da Caipirinha da Bahia, que acontece entre os dias 15 de março e 1º de abril. Com drinques a um preço fixo de R$ 10, diversos bares de Salvador e região apresentam suas versões do coquetel feito com a bebida genuinamente brasileira – a cachaça.
Segundo o realizador do festival, Raimundo Freire, a proposta é que cada estabelecimento reveja os conceitos da caipirinha com limão e açúcar e crie novas sensações e novas experiências a seus clientes, usando exclusivamente a cachaça em sua produção. “A caipirinha é um conceito que já extrapolou o limão, desculpem os mais ortodoxos”, diz.
O projeto é uma realização da Kikaxassa em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-Ba).
A CAIPIRINHA
Bebida típica do Brasil, ela foi criada por volta de 1918 no interior de São Paulo, e hoje é conhecida no mundo todo. No entanto, pesquisadores indicam que a caipirinha teria sido criada a partir de uma receita popular feita com limão, alho e mel e seria indicada para os doentes da gripe espanhola. A cachaça foi colocada porque na época era comum um pouquinho de álcool em todo remédio caseiro, a fim de acelerar o efeito terapêutico.
Com o tempo, foi retirado o alho e o mel e acrescentado umas colheres de açúcar para adoçar a bebida. O gelo veio em seguida. Outros pesquisadores dizem que a bebida foi criada por fazendeiros para festas de alto padrão, sendo um reflexo da forte cultura canavieira na região.
LEI
Para proteger a autenticidade do drink nacional, considerado um patrimônio brasileiro, o decreto de lei número 4.851 foi assinado em 2003 pelo Governo para garantir a propriedade intelectual sobre as marcas Caipirinha e Cachaça na legislação internacional.
SERVIÇO
1º Festival das Caipirinhas da Bahia
Quando: A partir de 15 de marco a 1º de abril
Quanto: R$ 10 | Venda é proibida para menores de 18 anos
Contato para mais informações – (71) 99353-5052
LEIA MAIS: DENÚNCIA: Cabeleireira diz ter sido agredida fisicamente por ex-companheiro; Suspeito nega
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline.
*Publicada originalmente às 13h05