LAVAGEM DE ITAPUÃ: Marcada pelo sincretismo, festa completa 113 anos nesta quinta; Vídeo
LAVAGEM DE ITAPUÃ: Marcada pelo sincretismo, festa completa 113 anos nesta quinta; Vídeo
Nesta quinta-feira (1º), a Lavagem de Itapuã completa 113 anos. As comemorações começaram logo de madrugada, ao som do Bando Anunciador e o café da manhã, cuja tradição iniciada por Dona Niçu tem continuidade com os filhos da falecida moradora do bairro.
Desde às 6h, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Itapuã, situada na Praça Dorival Caymmi, abriu as portas para celebração da missa com o padre Ailan Simões Costa. Depois da celebração religiosa, baianas vestidas a caráter levarão potes de cerâmica com flores e água de cheiro para lavar a escadaria do templo.
Veja vídeo:
Iniciada em 1906, a Lavagem de Itapuã é marcada pelo sincretismo religioso, com devoção à Nossa Senhora da Conceição, pelos católicos, e Iemanjá, pelos adeptos do candomblé. Maior exemplo é que a partir das 11h, baianas, os Filhos de Gandhy e o grupo Carro de Palha farão cortejo. Já a partir de 12h, o público poderá participar e assistir mais 17 desfiles de blocos de chão, que sairão a cada 15 minutos entre a Praia de Placadord até a Rua Aristides Milton, no início da ladeira do Abaeté.
LEIA MAIS: CARNAVAL 2018: Com blocos em crise, festas privadas e a pipoca ganham cada vez mais espaço
LEIA MAIS: MUDANÇAS: Sem desfile de blocos pagos, prefeitura se reinventa na quinta-feira de Carnaval
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline.
*Publicada originalmente às 6h37