HOMENAGEM: Estátua falante de Gregório de Mattos é inaugurada em Salvador
HOMENAGEM: Estátua falante de Gregório de Mattos é inaugurada em Salvador
Uma estátua falante do poeta Gregório de Mattos foi inaugurada no Centro Histórico de Salvador. A iniciativa é parte da programação especial em homenagem a um dos maiores nomes da Literatura Brasileira e lembra a passagem dos 30 anos de existência da Fundação que carrega seu nome.
Confeccionada em fibra de vidro pelo artista plástico baiano Tati Moreno, a obra possui o tamanho real de Gregório e conta com dispositivo vocal de presença. Ou seja, quem se aproximar da escultura escuta trechos das poesias de Mattos, declamadas na voz do ator Jackson Costa.
LEIA MAIS: BIOMETRIA: Fila quilométrica se forma no TRE para primeiro sábado de atendimento; Assista
“Salvador é reconhecida no Brasil e no mundo pela capacidade criativa do povo. Isso não é de hoje, vem há muitos séculos. Homenagear a Gregório é homenagear a todos aqueles que, ao longo da história, contribuíram para reforçar a cultura e para abrilhantar a criatividade que inspira o Brasil e o mundo”, disse o prefeito da capital, ACM Neto, durante a inauguração na noite de sexta-feira (5/1).
Após a inauguração do monumento, foi aberta a exposição GREGÓRIOS, promovida pela FGM para celebrar as três décadas de existência da autarquia. A mostra relembra vida e obra de Gregório de Mattos. Ele ficou conhecido como “Boca do Inferno” por conta dos poemas satíricos e às críticas a membros da corte portuguesa.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/televisaoaratu.
Publicado originalmente às 12h00*