Geral

ARREPENDIMENTO DE NATAL: Veja dicas para “secar” as gordurinhas adquiridas com a ceia

ARREPENDIMENTO DE NATAL: Veja dicas para “secar” as gordurinhas adquiridas com a ceia

Por Cássia Carolina

ARREPENDIMENTO DE NATAL: Veja dicas para “secar” as gordurinhas adquiridas com a ceiareprodução

Época de Natal é sinônimo de presentes, festividades, feriado, e além de tudo, comida. A ceia é um dos momentos mais aguardados do período natalino, e pode levar à mesa variadas opções, incluindo os pratos tradicionais, como o peru e a polêmica passa.


A ceia geralmente é feita entre família ou amigos, à meia-noite do dia 24 – véspera de Natal. Mas, no dia 25, vem o arrependimento: tem gente que abusa da comida, e acaba enchendo a barriga com muita gordura, carboidrato, açúcar e sal, e aí, é hora de correr atrás do prejuízo. Para isso, o Aratu Online selecionou dicas com alguns nutricionistas, que podem ajudar aqueles que “se excederam” durante a ceia de Natal.


VOLTANDO À ROTINA


A ceia em si, já possui um conjunto de alimentos bem pesados. Panetones, pães, doces, bolos, farofas, e outros que quase sempre encontramos na mesa natalina, são ricas em calorias, e ainda são preparadas de forma gordurosa.


Para quem quer perder rapidamente os quilos adquiridos durante este período, a nutricionista Millian Costa de Andrade, que atua na área clínica e é pós graduanda em Nutrição Esportiva e Estética, recomenda atenção.


“É bom retornar o quanto antes para sua rotina alimentar, para quem já come bem e tem uma dieta equilibrada, leve e saudável. Para quem não tem, eu sugiro adotar uma alimentação rica em folhosos, verdura, carnes magras, frutas, sementes e fibras”, diz ela.


Milian é nutricionista clínica, e especialista na área esportiva e estética. Foto: divulgação


Segundo a profissional, o ideal é fazer refeições moderadas, evitando porções alimentares exageradas. “É bom evitar também os alimentos ricos em farinha de trigo, açúcar e muito gordurosos. O que vale é o equilíbrio: pode comer, mas sem excessos”, ressalta Milian.


A também nutricionista, Isabella Moreira, concorda com a sugestão. “A reeducação alimentar pode incluir lanches leves, como frutas ou castanhas, no almoço, bastante salada crua e também cereais integrais, e no jantar, sopas ou caldos detox. Tendo sempre, é claro, a orientação de um profissional nutricionista”, completa.


Isabella Moreira é nutricionista no Hospital da Bahia. Foto: divulgação


DETOX


A alimentação “detox” ficou famosa nos últimos anos por se apresentar como um “seca rápido”. Muitas pessoas acham que esse tipo de dieta é altamente restritiva e radical, mas, na verdade, a detoxificação é uma técnica da nutrição funcional, que tem o objetivo de ajudar o organismo a eliminar toxinas e outras substâncias prejudiciais à saúde.


“A dieta detox é uma estratégia de perda de peso interessante se for utilizada poucas vezes e com indicação profissional”, diz Isabella. “Ela geralmente é de curta duração, de três a cinco dias. Nesse tipo de dieta, você deve evitar bebida alcoólica e os alimentos industrializados, e aposte naqueles que são ricos em água, como o abacaxi e o melão. Utilize chás diuréticos, sucos verdes ou funcionais e sopas mais leves”, indica ela.


A dieta detox pode ser uma boa aliada para quem quer perder peso rapidamente, mas também pode auxiliar na própria saúde. “Ela ajuda”, diz a nutricionista Milian, que completa: “essa dieta é composta geralmente por um cardápio simples, incluindo principalmente alimentos in natura, como folhosos frescos, sucos, verduras, legumes, grãos e sementes; alguns muito ricos em antioxidantes. Como ela tem como base refeições e sucos mais saudáveis, ajuda a diminuir também o valor calórico das refeições ingeridas”, esclarece.


ARREPENDIMENTO DE NATAL Veja dicas para secar as gordurinhas adquiridas com a ceia

Folhas verdes. Foto: reprodução


 


ARREPENDIMENTO DE NATAL Veja dicas para secar as gordurinhas adquiridas com a ceia

Grãos. Foto: reprodução


 


LEIA MAIS: NATAL SEM DEPRESSÃO: Confira dicas sobre o que fazer para quem vai ficar na capital


A DIETA “PROMETIDA”


É comum, após esse período de fartura, a promessa de uma “dieta” para entrar em forma e ficar com o corpo sarado para o verão, que já está “na porta”. Nutricionistas dizem: 0 sonho não é impossível.


“É necessário fazer melhores escolhas alimentares, pensando sempre em evitar ao máximo os alimentos industrializados, enlatados, processados, dentre outros”, sugere Milian Costa. Para quem focar na dieta, sem gastar muito, também há a opção de alimentos saudáveis mais baratos, como chá verde, chá de hibisco, couve folha, gengibre, limão, abacaxi, água de coco e canela, encontrados facilmente em qualquer mercado.


ARREPENDIMENTO DE NATAL Veja dicas para secar as gordurinhas adquiridas com a ceia

Chá verde. Foto: reprodução


 


ARREPENDIMENTO DE NATAL Veja dicas para secar as gordurinhas adquiridas com a ceia

Suco de limão. Foto: reprodução


 


ARREPENDIMENTO DE NATAL Veja dicas para secar as gordurinhas adquiridas com a ceia

Água de coco. Foto: reprodução


Também é importante ressaltar que a dieta vale para todos os dias, ou seja, não adianta pular dias ou semanas. Para diminuir e secar gorduras indesejadas, é preciso focar seriamente em consumir alimentos mais saudáveis, e tentar não sair da dieta. É claro que, durante o período natalino, isso é um pouco mais difícil, já que é uma época de muitas festividades.


Além da alimentação, outro fator que pode ser aliado na hora de queimar gorduras adquiridas no Natal, é a prática de atividades físicas. “Associadas à alimentação saudável, é fundamental para a perda e manutenção do peso e, principalmente, para a promoção da saúde”, completa a profissional Milian, ressaltando a importância também de beber muita água, para manter a hidratação.


LEIA MAIS: NATAL NA CRISE: Como comprar presentes para 5 pessoas por menos de R$ 100 em Salvador


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.