CASO KÁTIA VARGAS: Médica será ouvida e pode ser absolvida ou condenada nesta quarta
CASO KÁTIA VARGAS: Médica será ouvida e pode ser absolvida ou condenada nesta quarta
O julgamento da médica oftalmologista Kátia Vargas entra no seu segundo dia nesta quarta-feira (6/12). A maior expectativa é para o testemunho da acusada, o que deve acontecer pela manhã. Ela é apontada pela morte dos irmãos Emanuel e Emanuelle Gomes durante uma discussão de trânsito na Avenida Oceânica, em Salvador, no ano de 2013.
Kátia tem direito de permanecer calada ou responder aos questionamentos dos advogados de defesa, acusação e Ministério Público. Depois disso, começam os debates. O MP e o assistente de acusação falam primeiro, utilizando, juntos, o tempo de uma hora e meia. Depois a defesa apresenta seus argumentos, com o mesmo tempo. Em seguida, o MP pode recorrer à réplica e terá uma hora. Se utilizada, o outro lado tem direito à tréplica, pelo mesmo prazo.
Encerrada essa parte, a juíza Gelzi Almeida vai ler os quesitos postos em votação. Logo após, reúnem-se em sala secreta: a presidente, os sete jurados, o promotor de justiça, o assistente de acusação e o advogado da defesa. São distribuídas cédulas com as palavras ?sim? e ?não? para cada jurado. A juíza formula os quesitos e os jurados depositam em uma urna as cédulas com suas respostas. É nesse momento que Kátia será ou não condenada.
Durante a contagem dos votos, cada quesito é decidido tão logo se alcance a maioria – quatro respostas iguais – com o intuito de preservar a integridade dos jurados. Encerrada a votação, de acordo com a decisão proferida pelos jurados, a juíza irá elaborar a sentença, que será lida no Plenário, onde é lavrada a ata do julgamento.
Mesmo que seja condenada, a médica não vai sair do Fórum Ruy Barbosa presa. Isso pelo simples fato que a sua defesa pode recorrer à instância superiores da Justiça brasileira. “Quase que uma certeza, o júri deve condená-la. É o que nós acreditamos. Ela será ouvida amanhã. Temos várias perguntas para fazer, mas ela pode ficar calada, é um direito dela”, disse o advogado de acusação, Daniel Keller, na saída do primeiro dia de julgamento.
Assim como na terça-feira (5/12), o Aratu Online vai fazer a cobertura do julgamento em tempo real por meio do Twitter e de reportagens postadas no portal. Além disso, lives serão realizadas durante todo o dia na página do Facebook para debater tudo que acontece no Fórum Ruy Barbosa.
LEIA MAIS: CASO KÁTIA VARGAS: Termina primeiro dia de julgamento, marcado por emoção e debates
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline.
*Publicada originalmente às 21h47 (6/12)