SESSÃO ESPECIAL: Morto há um ano, Valdir Cabeleireiro será homenageado na Câmara de Salvador
SESSÃO ESPECIAL: Morto há um ano, Valdir Cabeleireiro será homenageado na Câmara de Salvador
Uma sessão especial irá ocorrer na Câmara Municipal de Salvador, nesta terça-feira (21/11), para homenagear Valdir Macário, o Valdir Cabeleireiro, morto a tiros há um ano, e os 30 anos do afroempreendimento familiar e afetivo criado por ele e levado adiante pela sua família. A sessão foi solicitada pela vereadora Marta Rodrigues (PT) e ocorre às 19 horas.
LEIA MAIS: UM ANO: Apontado como mandante da morte de Valdir Cabeleireiro não irá a júri popular
A história de vida de Valdir é tida como referência no bairro para os amigos, vizinhos e familiares. Em 1986, ele criou um salão de beleza voltado para a população negra que se tornou uma referência na cidade e no bairro do Engenho Velho de Brotas, onde está localizado até hoje.
LEIA MAIS: OPERAÇÃO SOTHIS: Nova fase da Lava Jato cumpre mandados na Bahia e mais três estados
O salão foi construído pelos próprios familiares de Valdir, seguindo a lógica da economia solidária e dos empreendimentos autogestionados, que são administrados pelos seus participantes de forma democrática.
Para a vereadora Marta Rodrigues (PT), Valdir foi um exemplo para todos que lutam pela Política Municipal de Economia Solidária em Salvador. “Em autogestão, não há a figura do patrão. Todos os empregados participam das decisões administrativas em igualdade de condições e Valdir, já em 1986, tinha essa visão. E seu empreendimento permanece firme até hoje, sendo gerido pelos seus familiares”, pontua.
Valdir foi assassinado em 12 de novembro de 2016, causando indignação e deixando em choque amigos, vizinhos e familiares. Um protesto pedindo agilidade da polícia na prisão dos acusados chegou a ser realizado.
LEIA MAIS: RODO: Conheça o cachorro da Rondesp que já tomou tiro, venceu o câncer e namora todos os dias
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline
*Publicada originalmente às 7h10