CIDADÃO SOTEROPOLITANO: Cantor Targino Gondim recebe título na Câmara de Salvador
CIDADÃO SOTEROPOLITANO: Cantor Targino Gondim recebe título na Câmara de Salvador
O músico Targino Gondim recebeu nesta terça-feira (17/10), em uma sessão solene, o título de Cidadão Soteropolitano. Ele foi criado em Juazeiro (BA) e nasceu em Salgueiro (PE). A iniciativa da outorga da honraria foi da vereadora Aladilce Souza (PCdoB).
A parlamentar argumentou que ?Targino Gondim é ?baiano?. Ele só nasceu em Pernambuco, mas foi criado no nosso estado. E sua contribuição à cultura e a arte é inestimável?. Portanto, segundo a parlamentar, ?é mais do que justa essa homenagem a um poeta que representa tão bem um ritmo de raiz do estado da Bahia?.
Targino Gondim é sanfoneiro, cantor e compositor. Também é curador e criador do Festival Internacional da Sanfona. Em 2017, o artista, vencedor do Grammy e do Prêmio da Música Brasileira, comemora seus 22 anos de carreira.
O homenageado afirmou que “meu trabalho é focado na Bahia. E sempre estou em Salvador entre fevereiro e julho. Aqui é um local onde é possível divulgar a nossa música?. Targino Gondim também frisou que ?acredito que esse reconhecimento vem pelo fato de eu estar muito envolvido com esta cidade?.
LEIA MAIS: DANÇA DOS POMBINHOS: Ator Lucas Veloso está namorando bailarina do Faustão
Também presente ao evento, o diretor-superintendente do Sebrae na Bahia, Jorge Khoury, afirmou que ?a iniciativa é muito louvável. Pois Targino Gondim é uma pessoa que tem feito a sua carreira musical no nosso estado, inicialmente no norte da Bahia, na região do vale do São Francisco?. Jorge Khoury também pontuou que ?ele atingiu com sua música a capital e todo o estado da Bahia. E Salvador é a terra de todas as tendências musicais. Portanto, é muito importante este reconhecimento da cidade à contribuição cultural de Targino Gondim?.
Segundo o vereador Hélio Ferreira (PCdoB), ?esta é uma grande homenagem da Câmara Municipal de Salvador a um músico que valoriza a cultura da Bahia e do Nordeste. Com certeza ele é merecedor desta honraria?. Hélio Ferreira também parabenizou a vereadora Aladilce Souza pela iniciativa.
O evento contou com apresentações artísticas do Quinteto Sinfônico da Bahia e da Companhia de Dança Cabrueira. A mesa do evento também foi composta por Olívia Santana, secretária estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte; Maria Monteiro Gondim, mãe do homenageado; Almir Santana, diretor da Rádio Excelsior; Victor Soares Lopes, jornalista e produtor da Rede Bahia; Renato Borghetti, músico, Raimundo Lima, jornalista e empresário, e o deputado estadual Zó (PCdoB). Os vereadores Sílvio Humberto (PSB), José Trindade (PSL) e Odiosvaldo Vigas (PDT) também prestigiaram o evento.
LEIA MAIS: NO ?PAREDÃO?: Polêmica, a festa irregular volta ao centro dos debates; Vereador tenta regulamentação
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline.
*Publicada originalmente às 8h48 (17/10)