Geral

LEIA NA ÍNTEGRA: Carta de desfiliação de Palocci do PT cita político baiano

LEIA NA ÍNTEGRA: Carta de desfiliação de Palocci do PT cita político baiano

Por Da Redação

LEIA NA ÍNTEGRA: Carta de desfiliação de Palocci do PT cita político baianoReprodução

Na carta com quatro páginas em que pede desfiliação do Partido dos Trabalhadores, o ex-ministro Antônio Palocci cita cinco nomes de políticos brasileiros; um deles é baiano. Ao lado de Lula, Dilma Roussef, João Vaccari e Rui Falcão, o ex-presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, é mencionado.


Nas palavras de Palocci, ?Dilma e Gabrielli dirão a perplexidade que tomou conta de nós após a fatídica reunião na biblioteca do Alvorada, onde Lula encomendou as sondas e as propinas, no mesmo tom, sem cerimônias, na cena mais chocante que presenciei do desmonte moral da mais expressiva liderança popular que o país construiu em toda a nossa história”.




Trecho da carta que cita Gabrielli



José Sérgio Gabrielli foi um dos mais duradouros presidentes da Petrobras. O exercício durou quase sete anos completos, entre julho de 2005 e fevereiro de 2012. Após esse período, o economista e professor da Ufba foi secretário de planejamento do estado da Bahia, entre março de 2012 e o final de 2014, no governo de Jaques Wagner. O período em que administrou a estatal é o mais afetado pelas denúncias de corrupção reveladas na Operação Lava Jato.


O médico Antônio Palocci Filho foi duas vezes prefeito de Ribeirão Preto pelo PT. Ministro da Fazenda de Lula por três anos e ministro da Casa Civil de Dilma Roussef por cinco meses, ele também exerceu dois mandatos de deputado federal. Está preso desde 2016 e foi condenado a 12 anos de prisão pelo juiz Sérgio Moro.




O baiano Sérgio Gabrielli presidiu a Petrobras por quase 7 anos



Na carta desta terça (26), endereçada à presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, direto de Curitiba, Palocci pede a desfiliação da legenda. Ele respondia a um processo aberto por uma comissão de ética no diretório municipal de Ribeirão Preto, em que era acusado de trair a fidelidade partidária.


Ele faz contundentes críticas ao PT e ao ex-presidente Lula. O ex-ministro diz que estranhou o processo aberto contra ele, não pela condenação que já recebeu na Lava Jato, mas pelas declarações contra Lula. ?Pensava ser normal que o partido procurasse saber as razões que levaram a tal condenação e minhas eventuais alegações. Mas nada recebi sobre isso?, escreveu o ex-ministro.


LEIA MAIS: HOMEM BOMBA: 5 pistas para Palocci ser o mais explosivo delator da Lava Jato até agora


VEJA AINDA: Como uma amizade pode sobreviver a lados opostos na política? Duas americanas respondem


Ele reafirma que todo o conteúdo do depoimento criticado pelo PT trata apenas da verdade dos fatos. O ex-ministro não entra em detalhes sobre o que sabe a respeito de ilegalidades, porque ainda negocia um acordo de delação com a Justiça. ?De qualquer forma, quero adiantar sobre as informações prestadas em 06/09/2017 (compra do prédio para o Instituto Lula, doações da Odebrecht ao PT, ao Instituto Lula, reunião com Dilma e Gabrielli sobre as sondas e a campanha de 2010, entre outros) são fatos absolutamente verdadeiros?, afirma.


?Até quando vamos fingir acreditar na autoproclamação do ?homem mais honesto do país? enquanto os presentes, os sítios, os apartamentos e até o prédio do Instituto (!!!) são atribuídos à Dona Marisa? Afinal, somos um partido político sob a liderança de pessoas de carne e osso ou somos uma seita guiada por uma pretensa divindade??, questiona.


LEIA A ÍNTEGRA DA CARTA:


O PT emitiu nota, assinada pela presidente Gleisi Hoffman, afirmando que ?política e moralmente, Palocci já está fora do PT?.


NOTA DO PARTIDO DOS TRABALHADORES


A carta divulgada hoje (26) por Antônio Palocci e seus advogados não se destina verdadeiramente ao PT, mas aos procuradores da Lava Jato. É a mensagem de um condenado que desistiu de se defender e quer fechar negócio com o MPF, oferecendo mentiras em troca de benefícios penais e financeiros.

A carta repete as falsas acusações que ele fez diante do juiz Sergio Moro e que contrariam seus depoimentos anteriores. Em qual Palocci se deve acreditar: no que diz ter mentido antes ou no que mudou de versão agora para se salvar?

O PT trata de forma igual todos os filiados que enfrentam investigações e ações judiciais. Respeitamos o princípio da presunção da inocência. Ninguém será julgado por comissão de ética partidária antes do trânsito final dos processos na Justiça.

Palocci decidiu ?queimar seus navios?, romper com sua própria história e renegar as causas que defendeu no passado.

A forma desrespeitosa e caluniosa como se refere ao ex-presidente Lula demonstra sua fraqueza de caráter e o desespero de agradar seus inquisidores.

Política e moralmente, Palocci já está fora do PT.


Gleisi Hoffman

Presidenta Nacional do PT



Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo, na página facebook.com/aratuonline




Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.