GREVE DOS CORREIOS: Grevistas devem manter efetivo de 80%
GREVE DOS CORREIOS: Grevistas devem manter efetivo de 80%
Por determinação do Tribunal Superior do Trabalho (TST), os sindicatos filiados à Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) devem manter o efetivo de 80% da categoria trabalhando normalmente. Funcionários dos Correios ligados ao Fentect anunciaram greve na última sexta-feira (22/9).
Segundo informações da Agência Brasil, a decisão, tomada pelo ministro do TST, Emmanoel Pereira, é provisória. O ministro informou que a deliberação foi feita após pedido dos Correios, já que a greve decretada não envolve toda a categoria, e sim funcionários filiados à Fentect. Caso o parecer seja descumprido, as unidades sindicais que declararam greve estarão sujeitas a multas diárias de R$ 100 mil.
Pereira declarou ainda que o desconto dos dias parados independe da abusividade da greve. ?A ECT é estatal da União que exerce prestação de serviço público enquadrado no conceito de serviço indispensável, o que exige a observância da necessidade de manutenção de contingente mínimo?, afirmou o ministro.
De acordo com a Fentect, além da Bahia, mais 30 sindicatos filiados aderiram à greve. A A Findect, que é formada pelos servidores dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins e Maranhão, informou que decidiria sobre a deflagração da greve nesta terça (26/9). A categoria não concorda com o reajuste proposto pelos Correios, de 3% nos salários e benefícios a partir de janeiro de 2018 e manutenção das demais cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho 2016/2017. A Fentect reúne 60% do quadro de funcionários e movimenta cerca de 25% do fluxo postal no Brasil.
LEIA MAIS: EXPLICAÇÕES: ?Exigência Federal?, diz ACM Neto sobre ampliação de impostos em Salvador
CONFIRA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DESTA TERÇA-FEIRA (26/9):
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/televisaoaratu
*Publicada originalmente às 17h55